A dissertação tem como objetivo principal a leitura dos temas amo,traição e violência em dois textos da dramaturgia brasileira.Trata-se de pesquisa teórica e pesquisa teórica e leitura da composição narrativa e da tríplice temática em Leonor de Mendonça,de Gonçalves Dias,e Calabar: o elogio da traição,de Chico Buarque,em parceria com Ruy Guerra.Desta maneira,as leituras configuram-se sob duas vertentes: a textual,relativa à composição narrativa,e a temática,relativa ao amor,à traição e à violência.A dissertação inicia-se,à guisa de prólogo,com as considerações gerais atinentes à intencionalidade do projeto,à identificação do corpus e ao conjunto e sistema de dissertação;à fundamentação teórica da narrativa dramática e dos temas amor,traição e violência;e aos caminhos para concretizá-la.O contorno do contexto social e estético do drama histórico na literatura dramárica brasileira (séculos XIX e XX) dimensiona o segundo momento.Dedicado a Gonçalves Dias,o terceiro momento enfoca o perfil de sua produção dramática e a dupla leitura de Leonor de Mendonça,pelo viés da construção da narrativa e pela urdidura dos três temas.Ordenado, primeiro,pela produção dramática de Chico Buarque e,na sequência, pela dupla leitura de Calabar: o elogio da traição,consolida-se o quarto momento.Encerra-se a dissertação,à guisa de epílogo, com três etapas:na primeira delas dispõem-se,em breves colocações de confronto,as convergências e as divergências estruturais e temáticas do corpus;na segudan,abre-se espaço às reflexões a respeito da constatação das renovações e inovações do drama histórico da dramaturgia brasileira atual;na terceira,possibilita-se pensar esboçar outras maneiras de leitura das peças.