Apresentação Teatro Amador | Mapa: Teatro Amador em São Paulo


 

TEATRO AMADOR

Apresentação

O eixo temático Na cena paulista, o amador tem como objeto de pesquisa os processos de solicitação de liberação para encenação, encontrados no Arquivo Miroel Silveira, feitos por grupos amadores de teatro. Sendo o conceito de amador não definido pela qualidade do espetáculo, recursos financeiros empregados ou modo de produção, mas sim pela forma de organização do grupo teatral, a finalidade dessa atividade e sua vocação para a filodramaturgia, ou seja, o teatro como atividade paralela ao cotidiano de seus componentes. O intuito de cada encenação amadora poderia ser de entretenimento, passatempo ou ferramenta para o ensino, entre outros, exceto o estipêndio de uma profissão (mesmo quando a qualidade destas produções atingia os padrões ditos profissionais ou seus integrantes possuíam formação teatral).

A partir do material empírico tentamos responder às seguintes questões: quantas foram as peças encenadas pelos grupos amadores?; quais foram essas peças?; quem foram esses grupos?; quem eram os autores das peças encenadas?; quais eram os temas tratados nas peças encenadas?; qual o significado destas temáticas?; qual o intuito dos grupos ao encenarem estes temas?; qual era a recepção destes temas pelo público?; quais foram os recursos para a montagem das peças?; quem foram os encenadores? quem foi o público desses espetáculos?; onde foram encenadas as peças?; por que foram encenadas as peças?; qual a relação da atividade teatral desenvolvida com os lugares, entidades e públicos que as acolhiam?; qual a relação dessa atividade artístico-cultural com a vida da cidade?; qual a contribuição dessas atividades artístico-culturais para o teatro paulista e brasileiro?; o conjunto dessas atividades artístico-culturais caracterizaram um circuito cultural alternativo e popular durante o século XX?; qual a contribuição das camadas proletárias imigrantes para o teatro paulista?

Para respondê-las contamos com uma equipe que dedica seu tempo à pesquisa de campo e bibliográfica o que resulta em um banco de dados onde podemos guardar e cruzar as informações adquiridas e, assim, esboçar a base para a reflexão e resposta analítica destas questões. Além disso, desenvolvemos mapas ano a ano da localização das instituições produtoras de teatro amador que demonstram graficamente o circuito cultural alternativo criado pelas produções amadoras.

 

Equipe

Profa. Dra. Roseli Fígaro (Coordenação)
Dier Marinho (IC)
Marcus Wesley Guimarães Rosa (IC)
Paulo Zorello (IC)


Copyright 2007 Arquivo Miroel Silveira - Todos os direitos reservados