Pesquisa de mestrado sobre memes e educação

O encontro promovido pela disciplina de CCAII foi com o pesquisador Prof. Me. Douglas Calixto, que falou sobre sua pesquisa de mestrado sobre memes e educação, tese que foi premiada como a melhor tese de mestrado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo no ano de 2017.

Calixto falou sobre sua experiência de intercâmbio e de ter estudado em sua graduação na Califórnia e como isso impactou na sua formação como educomunicador. Numa segunda etapa da palestra  ele contou sobre seu projeto como educador e sobre suas experiências em formação de professores.

Por fim ele falou sobre sua tese de mestrado que era o tema do encontro; sua tese sobre memes da internet apresenta um questionamento diante das criações de redes sociais, levantando questões como o que são as redes sociais na internet? Ou, por que memes fazem sucesso? Ou, por que a “zoeira” é importante para pensar a comunicação? ou ainda, vivemos num mundo acelerado?

Calixto reflete que as produções na internet não são obra do acaso, há interesses comerciais e mercadológicos não apenas na divulgação do uso de redes sociais e as propagandas vinculadas nelas, mas a criação de modelos e tendências. O uso de memes, utilizado em sua maioria por jovens representa uma forma de tentar entender os gostos e preferências dos jovens, o exemplo mais comum dessa tendência foi a série Strange Things produzida pela plataforma Streaming Netflix a partir de algoritmos das preferências dos jovens que utilizam as redes sociais.

Calixto citou o pensador e teórico Barry Schwartz que fala sobre a teoria do paradoxo da escolha como referencial para a sua tese de mestrado. A teoria apresenta que apesar de na contemporaneidade temos múltiplas escolhas ainda somos infelizes e insatisfeitos além de ter promovido pesquisa de campo em escolas públicas para entender o uso das redes sociais assim como o uso de memes por jovens.

Outro ponto importante em sua fala foi a importância de entender que atualmente não vivemos em mundos separados, existe uma relação simbiótica entre mundo real e virtual que não deve ser esquecido. A conexão do mundo virtual com o mundo real, à exemplos são as declarações racistas nas redes sociais que apresentam efeitos reais nas vidas das pessoas que promovem esse tipo de declaração assim como das pessoas que lêem.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *