Experiência com o produto audiovisual

09/11/2018 – Experiência com o produto audiovisual

A convidada foi Vanessa Pipinis que também fez parte do ciclo de formação do Canal Futura.

Apresentou algumas leituras e materiais de formação dos projetos dos canais e discorreu um pouquinho sobre o método de trabalho com audiovisual. E o mais importante, não na sua produção, mas sim, na forma de trabalhar o conteúdo que aquela produção oferece. O que, enquanto formação em educomunicação, é extremamente importante uma vez que essa mediação entre o produto audiovisual e/ou tecnológico e o educando é um dos pilares do curso, apresentando esse produto como uma ferramenta para autonomia e pensamento crítico na educação.

Vanessa também apresentou suas experiências com os processos de mobilização e a importância deles ocorrerem quando tratamos de projetos sociais e populares e ainda como esses processos nos auxiliam a pensar nas realidades diversas e nas mensagens que não conseguem chegar e no diálogo que acaba por não ser realizado se não há a mobilização necessária para tal. Nesse ponto, ela aproximou-se muito do que o encontro anterior, do Prof. Tiago Gomes, também do Futura apresentou como pontos de identificação: disse que o primeiro passo seria o que aquelas pessoas participantes fazem, quais os repertórios presentes no grupo, para daí reconhecer e aproximar-se das realidades e do projeto de formação e mudança de imaginário. Disso, apresentou um roteiro de ação nesses projetos, de integração, sensibilização, problematização, solução, socialização,  etc.

O importante nesse encontro foi ter sido, talvez, a atividade que mais possibilitou perceber de fato a prática educomunicativa e levá-la como exemplo e modelo a seguir a depender da situação de trabalho. Além disso permitiu uma melhor visualização do trabalho efetivo com as tecnologias – não só a produção, mas como a formação e a educação entram no seu consumo.

Alguns projetos apresentados por Vanessa:

Maleta Juventudes

Crescer sem Violência

Diz Aí  

Maleta Por que pobreza?

 

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