Uma experiência com jogo e aprendizagem

23/11/2018 – Uma experiência com jogo e aprendizagem

As convidadas foram  Júlia Daher e Cláudia da ONG Ação Educativa. Vieram falar um pouco e mostrar a prática do jogo  criado pela organização com o intuito de estimular a participação de crianças e adolescentes a participarem das políticas públicas da cidade, nesse caso, as educacionais, na construção e reelaboração dos planos de educação, em um monitoramento participativo.

(O quê se formos parar para pensar tem tudo a ver com o que estávamos produzindo como avaliação na disciplina de Tecnologias da Comunicação na Sociedade Contemporânea (CCA 0290). Ver mais 

Dessa forma, o jogo aparece como uma estratégia que seja prazerosa, uma tentativa de aproximação e conversa com a realidade daquele público em específico, assim, uma solução educomunicativa  de participação ativa do sujeito, da autonomia nas discussões e tomada de espaços que já são garantidos por lei, mas que muitas vezes não existe a aplicabilidade correta e a cobrança necessária por parte desse público.

Foi um encontro bastante interessante para se pensar nas formas e nos porquês que iniciativas educomunicativas podem acontecer e, mais uma vez, serviu como exemplo e modelo de processos que podem existir em ambientes profissionais, sejam esses de educação forma ou informal. Tivemos a oportunidade de jogar, o que auxiliou nessa reflexão sobre o que fazer, o como fazer e o porque fazer.

Para saber mais ou baixar o jogo clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *