17/08/2018 – As realidades discutidas lado a lado com estudantes da graduação em Licenciatura em Educomunicação

A primeira aula foi na presença de Alexandre Moreira, convidado que falou sobre seu trabalho com formação de professores para educação inclusiva no Instituto Rodrigo Mendes, Marcela Riccomini, que realiza estágio na ONG Quero na Escola  e Patricia Giannini Beyersdorf, também participante do programa de estágio, no Video Camp , relacionado ao Instituto Alana. As duas últimas graduandas e o Alexandre já formado em Licenciatura em Educomunicação.

Além do bate papo sobre experiência e trajetória profissional de cada um, o que é muito importante para quem acaba de entrar no curso por facilitar a visualização de perspectivas e identificações com áreas e tipos de trabalhos, uma reflexão importante foi a respeito do próprio curso: a construção do espaço em conjunto e da militância necessária para conquista desse ambiente, seja acadêmico ou pessoal.

E dentro desse contexto, foi possível conversar sobre a formação integral do sujeito, a necessidade que o educador tem de sempre buscar e ir atrás, aprender a aprender – e isso de forma alguma se dá apenas dentro da sala de aula ou dentro de um curso de universidade. Daí a importância de quando falamos da transdisciplinaridade e do trabalho prático. Com o primeiro, é possível ultrapassar os limites estabelecidos socialmente de informação e criar rizomas de conhecimento, conectando todos os aspectos da aprendizagem. O segundo possibilita a ampliação dessas conexões e o entendimento aplicável da teoria. Assim, não limita-se o indivíduo em desenvolvimento (tanto o graduando, quanto o professor Doutor, quanto o aluno do ensino básico – se entendermos que diante dessa perspectiva, todos estão em constante processo de formação pessoal e aprendizagem), há uma formação de corpos e não apenas de meros profissionais, dessa forma, todas as experiências são válidas.

A partir desse encontro, juntamente com a disciplina de Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação(CCA-0287) foi possível começar a enxergar a necessidade de se ter a Educomunicação como política pública, tentando repensar a educação e a importância da continuidade das  atividades em âmbito educacional.

Sobre os projetos: