Chamada para Artigos

Nesta segunda edição, SONOLOGIA: International Conference on Sound Studies propõe como tema o acrônimo I/O. Mobilizada metaforicamente, a ideia de input/output oferece uma potente chave de leitura para se pensar as mais variadas e problemáticas relações entre “eu” e “outro” (I/other), bem como “dentro” e “fora” (inside/outside). Reforçando questões de alteridade, subjetividades, limites, fronteiras e atravessamentos – sejam culturais, territoriais ou disciplinares –, convidamos à submissão de trabalhos dedicados a relações particulares e contingentes que desestabilizam as teorias e práticas hegemônicas nos estudos do som. Embora a presença da barra [/] no acrônimo I/O pareça apontar para noções de oposição, ela tem por finalidade tensionar os limites de cada categoria e sugerir continuidades e cruzamentos possíveis entre os termos postos em relação.

  • Política do som e do fazer sonoro. Institucionalização de práticas artísticas e da pesquisa. Ativismo sonoro. Violência, guerra, táticas de controle e tortura sônica.
  • O papel da técnica e da tecnologia no fazer sonoro e na escuta. Perspectivas críticas sobre o reaproveitamento de tecnologia, precariedade, luteria experimental.
  • Os discursos sobre a escuta e as práticas sonoras. Aspectos de legitimação, política, lugar, alteridade, gênero ou raça, a partir de perspectivas não binárias, não-normativas, pós-coloniais ou contra-hegemônicas.
  • Identidade e alteridade nas práticas sonoras na América Latina. Questões acerca de hibridismo, interculturalismo, mestiçagem, transnacionalidade.
  • Materialidades e imaterialidades do som. Estudos críticos sobre materialismos sônicos e limites da auralidade. Debates sobre ontologias na cultura do som e do áudio.
  • Som e territorialidades. Políticas do espaço e poéticas da memória e do esquecimento em práticas como caminhadas, paisagens e cartografias sonoras, instalações, gravações de campo e trabalhos site-specific.
  • Atravessamentos entre som, corpo, voz e visualidade. Estudos sobre presença, performances e práticas artísticas que envolvem teatro, dança, audiovisual, performance e literatura, implicadas em suas contingências e particularidades.
  • (In)disciplinas no processo de criação sonora. Limites e rupturas em práticas criativas individuais e coletivas. Interação humano/não-humano. Propostas alternativas de documentação e de compartilhamento de processos criativos.

 

Língua e formato

A língua oficial do evento é o inglês. Porém, inspirados pelo tema da conferência – I/O – incentivamos os/as participantes a se esforçarem para se relacionar com a questão do idioma de maneira flexível e inclusiva durante o congresso. Em sintonia com esta perspectiva, convidamos à submissão de resumos estendidos em português, espanhol ou inglês. Posteriormente, as/os participantes selecionados deverão submeter seus artigos completos e realizar suas comunicações orais em inglês.

Aceitamos formatos alternativos de comunicação que reflitam necessidades críticas e criativas de pesquisas teóricas, práticas ou artísticas. No entanto, o uso de recursos técnicos especiais precisa ser avaliado junto à organização. As comunicações terão duração de 20 minutos, acrescidas de até 10 minutos para perguntas.

 

Diretrizes para submissão

Envie seu resumo estendido (em português, espanhol ou inglês) contendo no máximo 800 palavras, acompanhado de uma pequena biografia (50 palavras), para o e-mail sonologia@usp.br até as 23:59h (GMT-3) do dia 1º de novembro de 2018. Confirmaremos o recebimento da proposta entre 24 e 48 horas após o envio.

Os trabalhos selecionados deverão ser enviados (em Inglês) em sua versão final até 25 de fevereiro de 2019, com os modelos ODT / MS Word fornecidos (por nós) (no máximo 7000 palavras no formato A4). Os artigos serão publicados online nos anais da conferência.

 

Datas importantes:

  • Prazo para a submissão de resumos: 1 de outubro de 2018
  • Novo prazo para a submissão de resumos: 1 de novembro de 2018
  • Resultado da seleção: 17 de dezembro de 2018
  • Prazo para envio do texto completo em inglês: 25 de fevereiro de 2019