Programação Artística

¿MÚSICA? #14

ENCONTROS, SONORIDADES, UNIVERSOS

¿MÚSICA? é uma série de performances que vem sendo realizada desde 2006 em que produções sonoras e musicais são tomadas como ponto de discussão e reflexão a respeito da produção musical atual. Experimentalismo, uso crítico de tecnologias de produção sonora, integração entre elementos visuais, gestuais e sonoros, emprego de técnicas de improvisação e exploração dos espaços de performance são alguns do elementos que norteiam as apresentações do ¿MÚSICA?.

A edição número 14 do ¿MÚSICA? será realizada como parte das atividades da SONOLOGIA: International Conference on Sound Studies. A realização desse evento no Planetário do Parque do Ibirapuera é resultado de uma parceria entre o NuSom Núcleo de Pesquisas em Sonologia e o N.A.V.E. Núcleo Autônomo de Viagens Espaciais, com o Planetário do Ibirapuera e dialoga com a premissa desta edição do SONOLOGIA.

A programação artística do Sonologia 2019 reverbera essa premissa. As performances que veremos no dia 10/04/2019 são produto de encontros, que questionam limites e subvertem fronteiras. Da produção compartilhada do evento, entre o NuSom, o N.A.V.E. e o Planetário do Ibirapuera, a cada uma das três performances, o ¿MÚSICA? #14: Encontros, sonoridades, universos está fundamentado no encontros, diálogos e fricções entre artistas, fazeres artísticos, disciplinas e espaços.

 

Dia: 09/04/2019 Abertura da Caminhada Sonora com CGeomap

Horário: 17h30

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc Sp – SESC CPF (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01313-020)

Período de acesso da Caminhada pelo CGeomap: de 09/04/2019 (após às 17h30) a 12/09/2019

Sinopse: Caminhada sonora, realizada via app CGeomap, que aciona múltiplas camadas reais e imaginárias para conduzir seus ouvintes numa exploração sensorial e estética do percurso que leva do CPF Sesc ao Trianon Masp.

Geert Vermeire: Escritor, curador e artista, com 9 anos de experiência em Narrativas Espaciais, Transmidia, Mixed Reality, com arte sonora, caminhadas sonoras e midias locativas.

Fred Adam: Especialista em Narrativas Espaciais com 8 anos de experiência em mídias locativas.

Dia: 10/04/2019 Encontros, Sonoridades, Universos

Horário: 20h às 21h30

Local: Planetário do Parque do Ibirapuera Aristóteles Orsini (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10 – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-000)

Entrada gratuita

Estudo em nylon – linhas de fuga com Karina Almeida e Mariana Carvalho

Local: Sala de vidro da Escola de Astrofísica. Horário: 20h.

Sinopse: Estudo em nylon – linhas de fuga é uma performance-instalação, onde o piano é expandido com fios de nylon no espaço, criando um sistema corpo-piano-nylon-espaço usando a ressonância da harpa do piano. Os fios vão das cordas às paredes e são tocados com o corpo todo e breu. A teia provoca outros modos de tocar, mover – corporalidades, cruzamentos e conexões de som e espaço. Originalmente solo de Mariana Carvalho, agora tem uma versão em duo com Karina Almeida, dialoga com a temática do evento I/O, eu / outro, e traz a dança como mais uma camada estética do trabalho.

Mariana Carvalho: Pianista, improvisadora, performer e artista sonora, atraída por corpo, gênero, voz, piano preparado, instalações. Integra a rede Sonora, Nusom e Orquestra Errante. Estudou piano na USP (2013-2017). Desenvolveu uma pesquisa sobre eutonia e improvisação livre em iniciação científica pela FAPESP. Integra a Orquestra Errante, a Camerata Profana e o Coro Profana. Fez residência artística em AADK – Spain (2018).

Karina Almeida: Bailarina, coreógrafa e professora de dança contemporânea. Bacharel e Licenciada em Dança, Mestra e Doutora em Artes da Cena pela Unicamp. Parte de sua pesquisa de doutorado foi desenvolvida nos Estados Unidos, na Barnard College Department of Dance, Columbia University, na cidade de Nova York. Dançou durante 9 anos com a Seis + 1 cia. de dança. Foi professora especialista visitante no Curso de Graduação em Dança da Unicamp, de agosto a dezembro de 2017. Desde 2017 é professora de Estudo e Prática Corporal na Escola Superior de Artes Célia Helena, onde atualmente é coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Corpo: Dança, Teatro e Performance.

Interplanetários com Orquestra Errante e LaBerrante

Local: Área externa, entre a sala de vidro e o planetário (em caso de chuva, faremos no corredor interno do planetário). Horário: 20h25.

Sinopse: Um encontro entre músicos e musicistas. Um encontro de artistas com um espaço externo e com as interferências que ele propõe. Um encontro entre dois grupos de livre improvisação. Um encontro entre sonoridades, distâncias, proximidades, universos.

Orquestra Errante: Grupo experimental que se dedica à pesquisa e à prática da livre improvisação. Fundada em 2009 pelo professor, compositor e pesquisador Rogério Costa – é composta por musicistas e músicos oriundos dos mais diversos meios e com variadas formações musicais. A prática criativa coletiva e experimental da OE é baseada na superação dos idiomas musicais tradicionais e na ideia de que qualquer som pode ser usado em uma performance musical criativa. Desenvolve suas atividades a partir de uma prática democrática, não hierarquizada e voltada radicalmente para a ideia de experimentação e criação musical em tempo real.

LaBerrante: Grupo experimental de livre improvisação criado em 2018, como desdobramento dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Orquestra Errante. A LaBerrante é formada por alunas/os de Graduação em Música da Universidade de São Paulo. O grupo explora as potencialidades da improvisação enquanto forma de conhecimento e enquanto ferramenta para o desenvolvimento da criatividade na formação do músico/musicista. Partimos da noção de que a educação de musicistas e músicos deve habilitá-las/os a exercer criativamente esta linguagem – ser um/a produtor/a – e não somente a reproduzir certo repertório tradicional.

O céu é o algoritmo com Abençoada e Fenerich

Local: Dentro do Planetário do Parque do Ibirapuera Aristóteles Orsini. Horário: 20h50.

Sinopse: Pulsação das estrelas. Entre a explosão e o silêncio. Entre o orgânico e o sintético. Entre a tigela e a oferenda. O que o céu explica, explica?

Abençoada: Entre seus dois projetos Abençoada e bartholins glands, Bartira utiliza, entre outros, field recordings, spokenword e storytelling, música eletrônica e experimental para especular sobre narrativas párias, a partir de sua própria experiência. Em constante movimento, o setup da artista se forma no ar, entre um respiro e um outro passo do caminho. Espere ficção científica, lamento e psicogeografias.

Fenerich: Professor, compositor e artista sonoro. Utiliza-se aqui do setup de sua coleção peripatética de sons: flautinhas compradas em mercados de pulga, berra-bois, o flautim Rampone que foi de seu avô, tigelas para oferenda, no Candomblé ou na Umbanda, e o set de de eletrônica ao vivo que compôs para a ópera de Tato Taborda, A Queda do Céu.

 

apoio:

 

 


¿MÚSICA? #15

SONS DE SILÍCIO

A 15ª edição da série ¿Música? apresenta a ocupação Sons de Silício entre os dias 1 e 26 de Abril de 2019, de 12h às 20h (segunda à sexta) no Espaço das Artes da Universidade de São Paulo. A ocupação explora o tema da Luteria Experimental como conceito integrador de práticas entre música, artes visuais e ciências da computação e como catalizador de novos modos de experimentação sonora com a tecnologia.

Durante o mês de abril o Espaço das Artes será o lugar de encontro e reflexão sobre o som em uma perspectiva ampliada e enriquecida com conceitos de outros campos do conhecimento, fazendo com que o instrumento musical se torne máquina, dispositivo, arranjo, escultura, sistema interativo, estrutura ressoante, meio para explorar a informação, extensão do corpo, circuito, escultura, canal e experimento. Durante a ocupação serão realizadas uma exposição, performances e oficinas.

Programação completa no site: https://sonsdesilicio.wordpress.com/

Data: 1-26 /Abril/ 2019. Horário: 12h00 às 20h00
Local: Espaço das Artes-USP (Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo-SP)
Entrada Gratuita

realização:GPI Grupo de Práticas Interativas NuSom