Criado em 2020, o Seminário Acadêmico de Turismo & Inovação é um evento vinculado ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Universidade de São Paulo que tem como intuito discutir temáticas pertinentes ao campo do turismo para, por conseguinte, trazer novas perspectivas para a área.

Em sua primeira edição o seminário traz para debate a pauta: “Os impactos da Covid‐19 e a recuperação da atividade do turismo”. O tema se desenvolve como uma forma de dialogar com o atual momento, em que o segmento turístico retoma suas atividades no Brasil após meses de estagnação. Esse recomeço contudo ocorre ainda em um cenário de pandemia, de modo que a forma de realizar e pensar o turismo é transformada.

O evento se propõe a discutir a temática em grupos de trabalho através de artigos enviados por estudantes e pesquisadores de todo o país. Os debates levantados pelos grupos buscam gerar conhecimento científico relevante a área, de modo a integrar a academia e as demandas da sociedade civil, poder público e iniciativa privada, uma vez que as transformações na atividade turística afetam todos esses setores.