Realidade Aumentada

OBJETIVO:
Pesquisar projetos elaborados com realidades mistas: da Realidade Aumentada à Virtualidade Aumentada.

PARTICIPANTES:

Silvia Laurentiz (2010 – atual)
José Dario Vargas Parra – DoutoradoTese: Situações: da tecnologia à interação da Arte e Política (Bolsista CAPES)
Cássia Helena José Barbosa – Mestrado.Dissertação: Paralelas Cruzadas: Propostas Poéticas em Arte Móvel (defesa em 30 set 2016)
Victória Gomes de Oliveira – Graduação (de ago 2015 a ago de 2016)Projeto: ARTE E MÍDIAS INDEPENDENTES – Iniciação Científica (PUB – Bolsa Unificada – Pesquisa – USP)
Milton Sogabe(2010 – atual)
Martha Gabriel (2012 – 2015)
Viviane Sá (2012 – 2015)
Paloma Andrade de Oliveira (2014)
Saulo Santos (2012 – 2014)
Paulo Angerami (2012)
Laís Andrade (2011)
Tatiana Abitante (2010 – 2011)
Aline Antunes (2010)

Projeto: Realidades Mistas – da realidade tangível à realidade ontológicaDescrição: Dos ambientes de realidade virtual aos de realidades mistas e aumentadas; das mobilidades cíbridas à computação ubíqua; das representações às simulações e emulações, podemos encontrar um amplo espectro que contempla de games, a sites, arte interativa e instalações, e que desafiam e redirecionam o termo realidade. Visto que o material sobre o assunto em português é bastante escasso, e havendo uma carência de iniciativas institucionais firmadas sob critérios acadêmicos, que venham a ser capaz de analisar esta produção contemporânea dos últimos anos, este grupo de pesquisa pretende periodicamente: 1. Viabilizar publicações e/ou encontros e seminários sobre o tema pela ótica da arte; 2. Compilar um conjunto significativo de documentos e um acervo relativo ao tema principal e seus correlatos, buscando contribuir para o fomento de dissertações de mestrado e teses de doutorado; 3. Produzir fontes primárias de pesquisa (entrevistas e tomadas de depoimentos de artistas e agentes ligados ao meio artístico e cultural, cuja trajetória se demonstre relevante ao estudo da arte e tecnologia e que justifique questões sobre realidades mistas), que ficarão disponibilizadas pela Internet ou outros locais de livre acesso às pesquisas à comunidade acadêmica; 4. Convidar pesquisadores, professores e artistas especialistas sobre questões da arte e ciência a participar do grupo ocasionalmente de acordo com a área específica a ser estudada; 5. Apresentar à comunidade acadêmica os resultados parciais e finais das pesquisas desenvolvidas por este Grupo, no intuito de criar instrumento de avaliação continuada de seus resultados.