Grupo de Pesquisa Realidades

7° Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa

7oEncontroGruposPesquisa

Sobre o 7º Encontro

O 7º Encontro Internacional de Grupos de pesquisa: “Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia & Realidades Mistas”: Excessos e Escassez a ser realizado, em parceria, entre o Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista e a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo no segundo semestre do corrente ano, será realizado em sua sétima edição anual do encontro interinstitucional, reunindo três grupos de pesquisa organizadores, a saber: Grupo cAt – “Ciência/ARTE/Tecnologia” – IA-UNESP/CNPq – coordenado pelo Prof. Dr. Milton Sogabe e Prof. Dr. Fernando Fogliano; Grupo GIIP – “Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia” – IA-UNESP/CNPq – coordenado pela Profa. Dra. Rosangella Leote; e Grupo de Pesquisa “REALIDADES – da realidade tangível (extramentis) à realidade ontológica – (intramentis)”- ECA-USP/CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Silvia Laurentiz. Na relação entre estes grupos existem parceiros de pesquisa de outros grupos de diferentes regiões brasileiras e do exterior. Grande parte deles participam todos os anos, com apoios da FAPESP, da CAPES, da UNESP e da USP.

Desta vez, com o tema “Excessos e Escassez”, o Encontro acontece no Instituto de Artes da UNESP entre os dias 21 e 25 de outubro de 2017. Além das atividades de seminário de todos os anos, com apresentação de pesquisas em andamento dos grupos e palestras de pesquisadores convidados, também estão previstos laboratórios de desenvolvimento de trabalhos artísticos por meio de Grupos de Trabalho, visando criações coletivas a serem produzidas e apresentadas durante o evento.

Entre os participantes estão pesquisadores de todos os níveis acadêmicos e de pesquisa (PD, DR, MS, IC, Grad e Técnicos). O evento se encontra ainda aberto para ouvintes externos aos grupos, contribuindo assim para a formação científica e compartilhamento de conhecimentos dentro e fora das universidades parceiras.

Esta edição tem a realização ao encargo dos pesquisadores do Grupo cAt.

Coordenadores dos grupos

Grupo CAT – ciência/ARTE/Tecnologia – IA-UNESP/CNPq

Coordenação: Prof. Dr. Milton Sogabe e Prof. Dr. Fernando Fogliano (SENAC-SP)

Grupo Realidades – ECA-USP/CNPq

Coordenação Profª Drª Silvia Laurentiz

Grupo GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia – IA-UNESP/CNPq

Coordenação: Profa. Dra. Rosangella Leote

Sobre os convidados

Danilson Baniwa (artista, Radio Yandê)

Publicitário, artista gráfico, comunicador, web ativista e ativista dos direitos indígenas. Atualmente administra a Rádio Yandê e é defensor da Etnomídia como uma nova forma de jornalismo. Trabalha também como diretor de arte e ilustrador freelancer para editoras, bandas, gravadoras, fotógrafos, doceiras, artesãos, chefs, escritores, blogueiras, empreendedores, empresas diversas e agências de comunicação. http://denilsonbaniwa.com.br/

Andrés Eduardo Burbano Valdes (Universidad de los Andes, Colombia)

Doutor em Media Arte e Tecnologia. Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. EUA. 2007>2013. Residência – projeto final de mestrado – Instituto Básico de Pesquisa, Zentrum für Kunst und Medientechnologie, ZKM. Karlsruhe. Alemanha. 2004>2005. Mestre em Criação de Mídia Interativa.
MECAD. Universidade Ramon Llull. Barcelona. Espanha. 2003>2005. Produção de filmes e televisão. Documentário. Universidade Nacional da Colômbia. Bogotá. Colômbia. 1991>1996.