Grupo de Pesquisa Realidades

6° Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa

cartaz6encontrotitulo

O 6º Encontro Internacional de Grupos de pesquisa: “Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia & Realidades Mistas”: Lugares da Experiência a ser realizado, em parceria, entre o Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista e pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo no primeiro semestre do corrente ano, será realizado em sua sexta edição anual do encontro interinstitucional, reunindo três grupos de pesquisa organizadores, a saber: Grupo GIIP – “Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia” – IA-UNESP/CNPq – coordenado pela Profa. Dra. Rosangella Leote; Grupo CAT – “Ciência/ARTE/Tecnologia” – IA-UNESP/CNPq – coordenado pelo Prof. Dr. Milton Sogabe e Prof. Dr. Fernando Fogliano; e Grupo de Pesquisa “REALIDADES – da realidade tangível (extramentis) à realidade ontológica – (intramentis)”- ECA-USP/CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Silvia Laurentiz.

Na relação entre estes grupos existem os parceiros de pesquisa do GIIP, líderes de grupo de 4 universidades do exterior e de cinco universidades públicas brasileiras (UNB, UFRJ, UFSM, UFG e UFBA), todos colaboradores contínuos em pesquisa.

A maioria deles vêm participando todos os anos, com apoios que temos obtido da FAPESP, da CAPES, da UNESP e da USP, para sua vinda à São Paulo. O mesmo acontece com os convidados. Em cada edição trazemos 3 convidados com o papel de Keynote, conforme o tema que escolhemos discutir. Neste caso: “Lugares da experiência”.

O formato do evento segue uma estrutura de seminário, onde se costuma promover ambiente de troca e discussão sobre questões da relação entre arte, ciência e tecnologia, seus efeitos estéticos e sobre o impacto na Arte como conhecimento, resultado de uma colaboração entre diferentes campos de saber. Visa, também, instaurar novos intercâmbios institucionais de pesquisa e produção artística, bem como, consolidar e fortalecer parcerias já existentes entre diferentes grupos de universidades brasileiras e estrangeiras. Os encontros de estudos, promovidos por estes três grupos ,priorizam a participação de alunos de graduação e de pós-graduação, mas são abertos ao público interessado.

Entre os realizadores estão pesquisadores de todos os níveis acadêmicos e de pesquisa (PD, DR, MS, IC, Grad e Técnicos). O encontro foi criado visando, também, oportunidade para que os pesquisadores iniciantes pudessem ser introduzidos nos processos de divulgação da pesquisa, reconhecerem modelos de postura e comprometimento, ampliar seu portifólio e currículo aumentando suas chances de seleção para o mestrado, bem como exercitar a prática que deverão seguir em suas carreiras. O evento se encontra ainda aberto para ouvintes externos aos grupos, contribuindo assim para a formação científica e compartilhamento de conhecimentos dentro e fora das universidades parceiras.

Esta edição tem a realização ao encargo dos pesquisadores do GIIP.

Mais informações:  http://6encontrogrupos.wixsite.com/site