Articles and Papers

Articles and Papers

Article. VARGAS, Dario. Intransferência [Intransference]. Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais Art&Sensorium magazine, p. 130 – 140. Curitiba, 30 jun. 2018.

Article. POLICARPO, C., SANTAELLA, L.. A estética do conhecimento nas redes digitais [The aesthetics of knowledge in digital networks]. Dialogia (UNINOVE) magazine, p. 29-45. São Paulo, n. 28, jan./abr 2018.

Article. POLICARPO, Clayton. Entre cruzamentos de arte e pesquisa na obra de Edgar Franco [Crisscrossings of art and research in the work of Edgar Franco]. Cadernos Zygmunt Bauman, UFMA, p. 7-23, 2018.

Article. CARVALHO, A.; POLICARPO, C.; VENANCIO, S.; MALVA, D.; ALONSO, M. O corpo expandido e o projeto Sala dos Milagres [The expanded body and the Miracle’s Room project]. AT Journal – Design, Art and Technology, Universidade Anhembi-Morumbi, p. 156-167, 2018.

Article.POLICARPO, Clayton. Apontamentos acerca dos modos de produção evigilância na sociedade 24/7: poéticas do projeto O Artista em Greve [Notes on the modes of production and surveillance in 24/7 society: poetics of The Artist on Strike project]. Published in X Simpósio Nacional ABCiber, 2018 – Conectividade, Hibridação e Ecologia das Redes Digitais, São Paulo, 2018.

Article. POLICARPO, Clayton. Objetos performativos na arte contemporânea [Performatives objects in contemporary art] IN: BASTOS, Marcus; ALY, Natália (Org.). Audiovisual experimental: arqueologias, diálogos, desdobramentos. 1ed. São Paulo: Editora Pontocom, 2018.

Article. CARVALHO, A.; POLICARPO, C.; VENANCIO, S.; MALVA, D.; ALONSO, M. Adiversidade subjetiva da representação de imagens na materialidade cotidiana: Projeto Ex-Votos [The subjective diversity of image representation in the daily materiality: Ex-Votos project]. Published in X Simpósio Nacional ABCiber, 2018.

Article. POLICARPO, C. Resenha de Epistemologiesos Aesthetics, de Dieter Mersch [Epistemologies of Aesthetics Review, by Dieter Mersch]. Published in Zurich: Diaphanes, p.176, 2015.

Article. POLICARPO, C. ResenhadeEpistemologiesosAesthetics, deDieterMersch [Epistemologies of Aesthetics Review, by Dieter Mersch].TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, TIDD | PUC-SP, São Paulo, n. 15, p. 136-141, jan-jun. 2017.

Article. KROTOSZYNSKI, Lali. Pensamento coreográfico, remix e Cut App & Play [Choreographic Thinking, Remix and Cut App & Play]. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, TIDD | PUC- SP, São Paulo, n. 15, p. 49-59, 2017.

Book chapter. VARGAS, Dario. Exílios e pseudo-vida: ações possíveis entre hegemonias totalizantes [Exiles and Pseudo-life: Possible actions among totalizing hegemonies]. At: Damiani, Amélia Luisa; Baitz, Ricardo. (Org.). Atravessando a Geografia, Marx, Lefebvre e os Situacionistas, v.1, 1ª ed. São Paulo: Tiragem Livre, p. 215-235, 2017.

Article. VARGAS, Dario. Situações: da Tecnologia à interação entre Arte e Política (Resumo da Tese Doutoral) [Situations: from Technology to Interaction between Art and Politics (PhD Thesis Abstract)]. Anais e 1° Simpósio Internacional de Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Conectando Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. São João del-Rei: Universidade Federal de São João Del Rei, p. 128-137, 2017.

Article. ARANHA, Cassia. Paralelas Cruzadas: proposta poética em arte móvel [Crossed Paralels: Poethic Proposal in Mobile Art]. 6º Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: “Realidades Mistas & Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia”. São Paulo: IA-UNESP, 2016.

Article. ARANHA, Cassia. Arte Móvel: um estudo do festival Vivo.Arte.Mov [Mobile Art: A Vivo.Arte.Mov festival study]. 5º Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: “Realidades Mistas & Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia”. São Paulo: ECA-USP, 2016.

Book Chapter. VARGAS, Dario. Da interação tecnológica à arte como reflexão política [From technological interaction to art as political thought]. At: NIÑO, Raul (Org.). Estética, convergencia, acontecimientos creativos: percepciones urbanas y transformaciones de las artes, las ciências e las tecnologias. 1ed. Bogotá: Editora Universidad Javeriana, p. 179-195, 2014.

Article. RAMOS, Matheus Mazini. Vídeo e Fotografia: A imprevisibilidade da imagem técnica [Video and Photography: The unpredictability of the technical image]. Travessias Magazine, vol. 8, n. 1, 2014.

Article. LAURENTIZ, Silvia. Realidades Mistas: da Realidade Tangível à Realidade Ontológica [MixedRealities: Fromtangiblerealitytoontologicalreality]. 19º Encontro da Anpap (Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas).

Article. DULTRA, M.; LAURENTIZ, S. Questões interativas no vídeo: levantamento conceitual [Interactive questions in the video: conceptual research]. Soft Borders – 4o Congresso & Festival do Upgrade! International Network.

Article. VARGAS, Dario. Da arte e da tecnologia à engenharia emocional nas práticas contemporâneas do capitalismo [From the art and the technology to emotional engineering in the contemporary daily practices]. Soft Borders – 4o Congresso & Festival do Upgrade! International Network.

Article. RAMOS, Matheus Mazini. Diálogo entre teorias: Evolução pela instabilidade no sistema fotográfico [Dialogue between theories: Evolution due to instability in the photographic system]. 3º Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: Realidades mistas e convergência entre arte, ciência e tecnologia. São Paulo: ECA-USP,  2012.

Short Paper. RAMOS, Matheus Mazini. Novas Complexidades: A Fotografia no Ciberespaço [New Complexities: Photography in Cyberspace]. ARTECH – 6th International Conference on Digital Arts. Faro-Portugal, 2012.

Article. VARGAS, Dario. Capitalismo y ambiente: el control del individuo en el objeto [Capitalism and environment: One’s Control of the Object]. X Festival Internacional de la Imagen. Manizales: Universidad de Caldas, 2011.

Article. VARGAS, Dario. Da arte e da tecnologia à engenharia emocional nas práticas contemporâneas do capitalismo [From the art and the technology to emotional engineering in the contemporary daily practices]. Soft Borders Conference & Festival Proceedings: papers. São Paulo: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, p. 92-97, 2010.