Grupo de Pesquisa Realidades

Artigos e Papers

Artigo. Intransferência. Dario Vargas – Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais Art&Sensorium, Curitiba, p. 130 – 140, 30 jun. 2018.

Artigo. A estética do conhecimento nas redes digitais. Clayton Policarpo e  Lucia Santaella. Publicado em Revista Dialogia (UNINOVE), São Paulo, n. 28, p. 29-45, jan./abr 2018.

Artigo. Entrecruzamentos de arte e pesquisa na obra de Edgar Franco. Clayton Policarpo. Publicado em Cadernos Zygmunt Bauman (UFMA), p. 7-23, 2018

Artigo. O corpo expandido e o projeto Sala dos Milagres. Agda Carvalho, Clayton Policarpo, Sergio Venancio, Daniel Malva e Miguel Alonso. Publicado em AT Journal – Design, Art and Technology (Universidade Anhembi-Morumbi), p. 156-167, 2018

Artigo. Apontamentos acerca dos modos de produção e vigilância na sociedade 24/7: poéticas do projeto O Artista em Greve. Clayton Policarpo. Publicado em In: X Simpósio Nacional ABCiber, 2018, São Paulo. Conectividade, Hibridação e Ecologia das Redes Digitais, 2018

Artigo. Objetos performativos na arte contemporânea. Clayton Policarpo. Publicado em BASTOS, Marcus; ALY, Natália (Org.). Audiovisual experimental: arqueologias, diálogos, desdobramentos. 1ed. São Paulo: Editora Pontocom, 2018.

Artigo. A diversidade subjetiva da representação de imagens na materialidade cotidiana: Projeto Ex-VotosAgda Carvalho, Clayton Policarpo, Sergio Venancio, Daniel Malva e Miguel Alonso. Publicado em X Simpósio Nacional ABCiber, 2018

Artigo. Resenha de Epistemologies os Aesthetics, de Dieter Mersch. Clayton Policarpo. Publicado em Zurich: Diaphanes, 2015. 176p.  TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, TIDD | PUC-SP, São Paulo, n. 15, p. 136-141, jan-jun. 2017.

Artigo. Pensamento coreográfico, remix e Cut App & Play. Lali Krotoszynski. Publicado em Teccogs: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, TIDD | PUC- SP, São Paulo, n. 15, p. 49-59, jan-jun. 2017x

Capítulo de livro. Exílios e pseudo-vida: ações possiveis entre hegemonias totalizantes. –  Dario Vargas. Apresentado em Damiani, Amélia Luisa; Baitz, Ricardo. (Org.). Atravessando a Geografia, Marx, Lefebvre e os Situacionistas (volume I). 1ed.São Paulo: Tiragem Livre, 2017, v. 1, p. 215-235.

Artigo. Situações: da Tecnologia à interação entre Arte e Política (Resumo da Tese Doutoral). Dario Vargas 1° Simpósio Internacional de Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Conectando Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, 2017, São João del-Rei. Anais do 1° Simpósio Internacional de Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Conectando Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. São João del-Rei: Universidade Federal de São João Del Rei, 2017. p. 128-137.

Artigo. Paralelas Cruzadas: proposta poética em arte móvel. Cassia Aranha. Apresentado no 6º Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: “Realidades Mistas & Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia” – IA -UNESP – 2016

Artigo. Arte Móvel: um estudo do festival Vivo.Arte.Mov. Cassia Aranha. Apresentado no 5o. Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: “Realidades Mistas & Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia” – 2014

Capítulo de livro. Da interação tecnologica à arte como reflexão política (teste). Dario Vargas. Apresentado em Raúl Niño. (Org.). Estética, convegencia, acontecimentos creativos: percepciones urbanas y transformaciones de las artes, las ciências e las tecnologias. 1ed.Bogotá: Editora Universidad Javeriana, 2014, v. , p. 179-195.

Artigo. Vídeo e Fotografia: A imprevisibilidade da imagem técnica (.pdf). Matheus Mazini Ramos. Revista Travessias vol. 8, n 1 – 2014

ArtigoRealidades Mistas: da Realidade Tangível à Realidade Ontológica (.pdf). Silvia Laurentiz. Apresentado no 19º Encontro da Anpap (Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas)

Artigo. Questões interativas no vídeo: levantamento conceitual (.pdf). Maruzia Dultra e Silvia Laurentiz. Apresentado no Soft Borders – 4o Congresso & Festival do Upgrade! International Network

Artigo. Da arte e da tecnologia à engenharia emocional nas práticas contemporâneas do capitalismo (.pdf). Dario Vargas. Apresentado no Soft Borders – 4o Congresso & Festival do Upgrade! International Network

Artigo. Diálogo entre teorias: Evolução pela instabilidade no sistema fotográfico (.pdf). Matheus Mazini Ramos. Apresentado no 3º Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: Realidades mistas e convergência entre arte, ciência e tecnologia. 2012. USP/São Paulo.

Short Paper. Novas Complexidades: A Fotografia no Ciberespaço (.pdf). Matheus Mazini Ramos. Apresentado na ARTECH – 6th International Conference on Digital Arts, 2012, Faro-Portugal.

Artigo. Capitalismo y ambiente: el control del individuo en el objeto. Dario Vargas. – X Festival Internacional de la Imagen, 2011, Manizales. 10 Festival Internacional de la Imagen. Manizales: Universidad de Caldas, 2011.

Artigo. Da arte e da tecnologia à engenharia emocional nas práticas contemporâneas do capitalismo. Dario Vargas. – Softborders, 2010, São Paulo. Soft Borders Conference & Festival Proceedings: papers. São Paulo: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2010. p. 92-97.