Home

Apresentação

Objetivos do evento

Organização

Programação

Grupos de trabalho

Orientações para inscrições e submissão de trabalhos

Critérios de avaliação dos textos

Cronograma

E-book I Pró-Pesq PP

E-Book II Pró-Pesq PP

E-Book III Pró-Pesq PP

E-Book IV Pró-Pesq PP

E-Book V Pró-Pesq PP

E-Book VI Pró-Pesq PP

 

PROGRAMA DA REUNIÃO CIENTÍFICA

VII Pró-Pesq PP
18, 19 e 20 de Maio de 2016

PROGRAMAÇÃO
Pré-Evento

18/05/2016 - IV Colóquio de Graduação em Publicidade: interdisciplinaridade, empreendedorismo e tecnologia

10h - Questões do Ensino em Publicidade e Propaganda
Informes do processo reformulação curricular em PP.
Prof. Dr. Eneus Trindade – USP e Profa. Dra. Clotilde Perez – USP

12h - Almoço

14h - Questões do Ensino em Publicidade e Propaganda

Interdisciplinaridades no ensino em Publicidade
Prof. Dr. Édson Gastaldo (CEP – Forte Duque de Caxias)

Empreendedorismo e criatividade em Publicidade
Prof. Drª. Sandra Korman (PUC-Rio)
Prof. Dr. Vander Casaqui (ESPM)

Tecnologia, desafios e avanços no ensino da Publicidade
Prof. Dr. Rodrigo Stefani Corrêa (UFPE)

16h - Coffee Break

Mediação - Prof. Dr. Goiamérico Carneiro dos Santos (UFG)

16h30 - Debates

17h - Encerramento

PROGRAMAÇÃO
Evento

Dia 19/05/2016

VII Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda

8h - Credenciamento

9h - Abertura

9h30 – Six Theorists in Search of an Advertisement (With an Apology to Luigi Pirandello) or: Making Sense of Marketing Messaging
Prof. Arthur Asa Berger – Professor Emérito do Departamento de Broadcast and Electronic Communication Arts (BECA) da San Francisco State University (EUA)

10h30 - Cooffe Break e lançamento de livros dos sócios da ABP2

11h - A geração Saatchi: arte e publicidade no Reino Unido
Profª Drª Ruth Adams (King´s College London)
Mediação – Profa. Dra. Cláudia Pereira (PUC-Rio)

12h - Debates

12h30 - Almoço

14h - Produzindo totens
Prof. Dr. Roberto DaMatta (PUC-Rio)

14h30 - Magia e Capitalismo
Prof. Dr. Everardo Rocha (PUC-Rio)

15h - debates - Mediação: Profa. Dra. Tatiana Siciliano (PUC-Rio)

15h30 - Coffee Break e lançamento de livros dos sócios da ABP2

16h - Mesas 1 e 2 simultâneas IV Colóquio de Pesquisadores em Publicidade

Mesa 1 – Publicidade Íbero-americana: desafios globais e locais
Prof. Dr. Juan Benavides – Universidad Complutense de Madrid – Espanha (A confirmar)
Contributo dos interpretantes peircianos para a avaliação financeira das marcas
Prof. Dr. Paulo de Lencastre – UCP-PT
Esferas de consumo: espacios de consumo como proyectos defensivos (de Humberto Maturana a Peter Sloterdijk)
Profª. Drª. Paulina Gómez e Claudio Racciatti – Universidade Católica do Chile
Prof. Dr. Antonio Caro – CIESPAL – Equador ( A confirmar)
Da publicidade massiva e interativa à publicidade individualizada no quadro da comunicação complexa: publicidade on-line; publicidade em telefone celular
Prof. Dr. Jean Charles Jacques Zozzoli (UFAL)  
Publicidade Transbordante: pesquisa e práxis
Profª. Drª. Clotilde Perez (ECA-USP)
Coordenação: Profª Drª Clotilde Perez

MESA 2 - Dimensões éticas e políticas da Publicidade

Publicidade e ativismo digital: a experiência do Museu de Favela no Cantagalo, Pavão, Pavaozinho
Profª Drª Mônica Machado (ECO-UFRJ)
Desafios e impasses éticos da publicidade ante questão da privacidade digital
Prof. Dr. Luiz Peres-Neto (ESPM-SP)
Considerações sobre a mediação e midiatização das marcas de alimentos em grupos de discussão de São Paulo.
Prof. Dr. Eneus Trindade (ECA-USP)
Publicidade como ferramenta estratégica da Propaganda do consumo na Sociedade Contemporânea.
Profª. Drª Patrícia Saldanha (UFF-Niterói)
Publicidade e Ética – questões sobre a publicidade contemporânea
a partir da visão do jovem gaúcho
Profª Drª Mariângela Toaldo e Prof. Dr. André Iribure (UFRGS)
Entre as representações e as repercussões das homossexualidades: uma análise da publicidade veiculada na TV aberta e seus desdobramentos na Rede Social a partir da visão do jovem gaúcho
Prof. Dr. André Iribure (UFRGS)

Coordenação – Prof. Dr. Eneus Trindade

18h - Reunião Anual da ABP2

Dia 20/05/2016

VII Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda

9h às 17h - Exibição de pôsters nos PILOTIS DO PRÉDIO KENNEDY

IV Colóqui de Pesquisadores em Publicidade

9h às 10h30 - Mesas 3, 4 e 5

MESA 3 - Cultura, Representação e Publicidade

Representações das (sub)culturas juvenis na Publicidade
Profª Drª Cláudia Pereira (PUC-Rio)

“Tribal sem ser muito literal”: a representação da identidade étnica nas campanhas publicitárias de moda
Profª Drª Fernanda Martinelli (UNB)
Marca publicitária, filosofia e amor
Prof. Dr. Dirceu Tavares de Carvalho Lima Filho (UFPE)
A trilogia da marca aplicada à Marca Chanel
Prof. Dr. Celso Figueiredo Neto (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
A indústria cultural em tatuagens em Natal/RN/Brasil.
Profaª. Drª. Maria Ângela Pavan (UFRN)
O papel da persuasão no diálogo entre criatividade e teorias da comunicação
Prof. Dr. Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho (UnB)
Para além da Publicidade
Profª. Drª. Maria Berenice Costa Machado (UFRGS)

Coordenação: Profª Drª Cláudia Pereira

MESA 4 - Narrativas do consumo e da publicidade

A narrativa de promoção televisual na perspectiva das novas tecnologias
Profª Drª Maria Lília Dias de Castro (Universidade Federal de Santa Maria)
Reclames da vida moderna: narrativas sobre o consumo nas revistas Kósmos e Fon- Fon!
Profª Drª Tatiana Siciliano (PUC-Rio)
Prof. Dr. Pedro Hellín (Universidad de Sevilla – Espanha) (A confirmar)
Campanhas nacionais de prevenção da Aids e a mediação local da oferta de informações sobre cuidado com a Aids no período de carnaval
Prof. Dr. Juciano Lacerda (UFRN)
Resistência à narrativa publicitária: a produção de um discurso em processo de reconfiguração
Prof. Dr. Fábio Hansen (UFPR)
Diferentes percepções sobre o processo de hibridização das narrativas publicitárias contemporâneas
Prof. Dr. Rogério Covaleski (UFPE)

Coordenação: Profª Drª Maria Lília Dias de Castro

MESA 5 - Publicidade e seus lugares: arte, cidade e tecnologia

Experiencias estéticas en la ciudad: Orígenes de la transformación del objeto publicitario en obra de arte.
Prof. Dr. Fernando Contreras (Universidade de Sevilla – Espanha) e Prof. Dr. Pedro A. Hellín (Universidad de Murcia)
A ciberpublicidade e suas táticas: da hiperestesia à hipersemiose
Prof. Dr. Guilherme Nery (UFF-RJ)
Há uma crise à espreita?
A publicidade, a ficção do real e a potencialização do consumo.
Prof. Dr. Goiamérico dos Santos (UFG)
Uma leitura publicitária-midiática sobre a cidade de belém do grão pará.
Prof. Dr. Luiz Cézar S. dos Santos (UFPA)
Consumo de (i)mobilidades e discurso: a cultura da mobilidade na publicidade das marcas globais
Profª  Drª Maria Alice de Faria Nogueira (Universidade de Estácio de Sá)

Coordenação: Prof. Dr. Guilherme Nery (UFF-RJ)

12h30 - Almoço

14h às 17h - Apresentação dos trabalhos em GTs - 12 sessões simultâneas

17h - Coffee Break

17h30 – Conferência de Encerramento André Carvalhal (Farm)

18h - Encerramento

 

PROGRAMAÇÃO – GERAL

Dia 18/05/2016
Pré-evento – IV Colóquio de Graduação em Publicidade: interdisciplinaridade, empreendedorismo e tecnologia

Horário: 10h00 às 18h00
Local: RDC

Dia 19/05/2016
Evento – VII Pró-Pesq PP e IV Colóquio de Pesquisadores em Publicidade

VII Pró-Pesq PP – Conferências
Horário: 8h00 às 15h30
Local: RDC

Lançamento de livros
Horário: 10h30 às 11h00
Local: RDC

IV Colóquio de Pesquisadores em Publicidade – Mesas 1 e 2
Horário: 16h00 às 18h00
Local: Sala K-102 e Sala K-128

Reunião Anual da ABP2
Horário: 18h00 às 19h00
Local: Sala K-102

Dia 20/05/2016   
Evento – VII Pró-Pesq PP e IV Colóquio de Pesquisadores em Publicidade

Exibição de pôsteres
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Pilotis do Prédio Kennedy

IV Colóquio de Pesquisadores em Publicidade - Mesas 3, 4 e 5
Horário: 9h00 às 10h30
Local: Sala K-102, Sala K-128 e K-101

Apresentação dos trabalhos em  GTs - 12 sessões simultâneas
Horário: 14h00  às  17h00
Local: a definir

Conferência de Encerramento
Horário: 17h30 às 18h00
Local: Sala K-102