Quadreca #4



1978 – 16 x 22 cm – 20 páginas
Download da revista (~11MB)

 

Sinopse

 

Publicada em 1978, a Quadreca #4 foi dedicada aos quadrinhos japoneses. Na época, eles ainda eram desconhecidos pelo grande público, tornando esta Quadreca uma das primeiras publicações nacionais sobre o assunto.

 

Ao todo são 20 páginas com artigos, comentários e até uma tradução, além de exemplos de desenhos feitos pelos alunos no estilo mangá. Esta revista pretendeu introduzir a ideia de se pesquisar esse tema e despertar a curiosidade pelo diversificado mundo dos mangás.

 

Artigos

 

O fantástico e desconhecido mundo das H.Q. japonesas (Profª. Sonia M. Bibe Luyten)

Neste artigo apresenta-se um breve histórico da origem das HQs japonesas e sua evolução até 1978. Também se comenta sobre a editoração de mangás e sua característica de ser feita e dirigida conforme a idade e sexo do leitor. Há uma descrição dos três principais tipos de revistas – as infantis, as femininas e as masculinas.

 

Formas de mangá (Profª. Sonia M. Bibe Luyten)

O mangá é dividido segundo suas formas em histórias de um a muitos quadros e conforme sua expressão em sátira, “gag”, “story”, e “guekiga mangá”. Como não poderia faltar, há ainda a divisão por temática, que, apesar de sua grande variedade, consegue manter e ressaltar valores tradicionais, sendo uma expressão da rica herança cultural do povo japonês.
 

Técnicas de quadrinização (Profª. Sonia M. Bibe Luyten)

Muito diferente das ilustrações, os quadrinhos exigem do artista não apenas um desenho interessante, mas também uma percepção de como contar uma história e envolver o leitor por meio de uma sequência de imagens. Assim, este artigo trata sobre a importância da quadrinização e do uso dos balões e onomatopeias como linguagem mais visual do que sonora.

 

Vamos fazer uma associação dos aficionados do mangá? (texto original de Fugio Akatsuka traduzido por Sumire Misawa)

Para aqueles que gostam de desenhar mangás, mas não possuem amigos que possam ajudá-lo a evoluir em seu trabalho, poderá encontrar aqui algumas dicas de como formar um grupo de estudos de mangá e como organizá-lo.





Copyright © Projeto Quadreca, 2018. Todos os direitos reservados.
Design por Daniel Argento e desenvolvimento por Nathália Dimambro.