Projeto Quadreca


História

Nem todos sabem, mas a USP foi a primeira universidade do mundo a incluir disciplinas sobre histórias em quadrinhos em seu currículo. Como fruto desse pioneirismo, em 1977, à frente da disciplina “Editoração de histórias em Quadrinhos”, a professora Sonia M. Bibe Luyten lançou a revista Quadreca.

 

A ideia da professora era a elaboração de um projeto que ensinasse aos alunos as técnicas e os critérios para a edição de HQs. Como uma grande ideia leva a outras, a revista ofereceu espaço a quadrinistas em começo de carreira e focados na produção independente e contou com colaboradores hoje renomados, como o cartunista Laerte.

 

Os sete primeiros números da revista foram publicados entre 1977 e 1984, período encerrado por viagem da professora Sonia ao Japão para continuar suas pesquisas sobre mangás e a cultura desse país.

 

Ainda na década de 1980, JAL e GUAL deram continuidade à publicação com mais dois números e o professor Antônio Luiz Cagnin, em 1999, recuperou com um grupo de alunos motivados e comprometidos a revista para sua décima publicação. Seguiram-se mais cinco números, sendo o último do ano 2005, elaborados pela disciplina do laboratório de editoração do professor Plinio Martins Filho.

 

Em 2010, diversos ajustes foram feitos a fim de que a ideia cativante e visionária da professora Sonia fosse retomada. Com a colaboração e o apoio do professor Plinio, o projeto foi retomado e, ao longo do processo de trabalho, surgiu e se consolidou o grupo Projeto Quadreca. Parceiro do laboratório, ele vai se dedicar á elaboração da Quadreca, mas vai promover diversas atividades relacionadas às histórias em quadrinhos, ampliando o alcance a autores e o impacto das atividades do grupo.

 

Projeto

Originalmente, a Quadreca era a revista de histórias em quadrinhos dos alunos Escola de Comunicações e Artes da USP. Em quarenta anos de muitas histórias contadas e para contar, passaram pela publicação grandes nomes dos quadrinhos.

 

No entanto, desde sua última edição (Quadreca #15, de 2006), a Quadreca ficou um tempo sem ser produzida e surgiu a necessidade de se repensar sua estrutura. No contexto de hoje, de redes sociais e autopublicação em blogs ou em coletivos, as ideias e as estratégias de promoção e divulgação das histórias em quadrinhos nacionais precisariam ser atualizadas.

 

Em 2010, com essa convicção e dispostos a retomar o projeto, um grupo de alunos de editoração avaliou junto ao professor Plinio Martins Filho as características do contexto atual. Dessa análise, surgiram alguns ajustes e o que antes era apenas a retomada da revista se transformou em algo maior: o Projeto Quadreca. Novo selo de quadrinhos da editora-laboratório Com-Arte, ele vai se dedicar á elaboração da Quadreca, junto à promoção de atividades relacionadas às histórias em quadrinhos, ampliando o alcance a autores e o impacto das atividades do grupo.

 

O PQ é um grupo que tem com objetivo difundir a reflexão sobre a linguagem e sua leitura por meio de variadas iniciativas e de incentivar a pesquisa e a produção de HQs independentes de qualidade. Entre suas atividades, além de publicar a Quadreca impressa, apresentará quadrinhos em seu  site, para multiplicar e dinamizar a exposição de bons trabalhos.

 

Suas iniciativas, no entanto, não vão se encerrar com essas duas atividades. Eventos diversos como encontros, palestras, oficinas e concursos serão organizados pelo grupo. Sempre buscando uma maior aproximação com as pessoas, o intuito de toda essa movimentação é promover os quadrinhos e nossos colaboradores, inaugurando um novo capítulo de interação com o universo das HQs.

 

Além disso, o PQ pretende construir uma fonte de pesquisa em nosso site, disponibilizando artigos científicos, resenhas críticas e trabalhos acadêmicos, como TCC’s, mestrados e doutorados, textos estes que tragam uma reflexão crítica sobre o universo das HQ’s e prove que quadrinhos também são um assunto sério. O objetivo final é publicar uma coleção de livros com esses trabalhos, lançada, também, pela editora Com-Arte.

 

Missão

Publicar e promover o trabalho de quadrinistas alheios ao circuito editorial tradicional e estimular e aprofundar nas pessoas o interesse pela leitura de histórias em quadrinhos e pela reflexão sobre esse universo.

 

Visão

Transformar o Projeto Quadreca num espaço colaborativo de produção de conteúdo e de debate sobre o universo das histórias em quadrinhos, a fim de amadurecer esse meio de expressão, de contribuir com seu reconhecimento definitivo pela sociedade e de estabelecer uma ciência para esse campo de conhecimento da comunicação e das artes no Brasil.

 

Valores

Comprometimento com a criatividade e com a qualidade; postura crítica e inquisitiva;  idoneidade; colaboratividade; dedicação; dinamismo e constante renovação de pensamento; independência de iniciativa e pensamento; e convicção dos ideais do projeto e das iniciativas promovidas.

 
O próximo número da revista Quadreca está programado para 2013, não deixe de colaborar!





Copyright © Projeto Quadreca, 2019. Todos os direitos reservados.
Design por Daniel Argento e desenvolvimento por Nathália Dimambro.