C - MIDI ajustado pelo painel

por Theophilo Augusto Pinto

Depois de ligados os instrumentos, às vezes é necessário algum ajuste em controles que se referem à comunicação MIDI. Além de ver se o volume do instrumento está num bom nível, veja que:

No caso de se tocar o primeiro teclado, lembre-se que ele vai enviar as informações por um canal MIDI, e que o outro deve estar "sintonizado" a receber as informações neste mesmo canal. Se o aparelho que recebe é um módulo, pode ser que ele esteja preparado para receber mensagens em qualquer canal. Apenas tome cuidado para que o painel mostre o mesmo canal, senão você acabará editando uma parte do módulo que não está tocando! Pode acontecer também que o instrumento que recebe esteja no modo Omni On (discutido adiante), e aí não fará diferença qual canal ele está sintonizado.

O parâmetro LOCAL

Este parâmetro conecta ou desconecta o som interno do instrumento. Note, portanto, que ele só existe em instrumentos em que colocamos a mão para tocar, e têm som próprio (estão fora, portanto, módulos, computadores e controladores MIDI). Podemos ligá-lo ou desligá-lo. Quando Local=ON, o teclado (ou outro sistema controlador, como as cordas de uma guitarra MIDI, ou ‘pads’ de uma bateria eletrônica) produz som e manda os comandos MIDI, que é o modo normal de se operar um sintetizador. Quando Local=OFF, o teclado manda apenas os comandos MIDI, mas não aciona o sintetizador ‘interno’, isto é, ele fica desligado deste circuito. Em que contexto usamos LOCAL=OFF? - Muitos programas de computador fazem da sua MIDI OUT uma MIDI Thru, para que aquilo que seja mandado possa ser monitorado por esta saída. No caso, ele mandará de volta o comando recebido pelo synth. Neste caso, o teclado do synth deveria apenas mandar os comandos MIDI sem acionar o som interno do próprio synth. Na situação descrita acima, deixamos Local=OFF, de modo que estaremos ainda ouvindo o som, mas via MIDI, sendo bastante prático na hora de tocar junto com o gravador. Observação: este controle (LOCAL) é ajustado normalmente na página GLOBAL ou MIDI do sintetizador.

Midi Modes

Estes modos têm a ver com o aparelho que recebe as mensagens, e definem a maneira com que ele as manipula. Note que, dependendo do aparelho, um dos modos é usado, podendo ser trocado por um ajuste no painel.

Este modo é muito usado quando se quer conectar um synth a outro e não se preocupar em qual canal o synth está sintonizado. O receptor ‘toca’ qualquer canal MIDI, polifonicamente. Porém no caso de uma música sequenciada com uso de vários timbres no mesmo aparelho, este modo caiu em desuso.

Semelhante ao modo acima, só que responde monofonicamente.

Este é o modo usado para que um mesmo teclado seja usado em conjunto com um sequencer ou computador. Cada parte responde a um único canal MIDI, polifonicamente. A maioria dos módulos MIDI também opera assim, bem como os sintetizadores multitimbrais.

Este é o modo usado em instrumentos como guitarras MIDI. Nessas guitarras, cada corda (que, aliás, produz apenas uma nota) usa um canal MIDI distinto, e o aparelho receptor - que está no modo 4 - irá produzir o som. Note que, mais importante do que o timbre, neste caso, é a articulação de cada corda que pode ser diferenciada das outras.



Veja Também:




Envie comentários, correções e adições para Fernando Iazzetta indice




atualizado em 25/05/2000