6 - Síntese Granular

Em 1946, o físico Inglês Dennis Gabor demonstrou que um som poderia ser analisado e reconstruído através de quantas acústicos ou grãos. No início dos anos 60 o compositor Iannis Xenakis foi o primeiro a explicar uma teoria composicional baseada em grãos sonoros. Segundo Xenakis, qualquer som e mesmo variações musicais contínuas podiam ser representadas por um grande conjunto de partículas sonoras adequadamente dispostas no tempo. Essas idéias deram origem à síntese granular. Segundo essa abordagem, eventos sonoros são construídos pelo encadeamento de partículas sonoras (grãos) no tempo. Essas partículas são extremamente curtas (em geral entre 1 milésimo e 1 décimo de segundo). Um número suficiente desses grãos podem ser agrupados em "nuvens" para formar um evento sonoro. Pode-se fazer uma analogia entre a geração de um som por síntese granular e um jato de tinta spray, onde cada ponto de tinta corresponderia a um grão de som. Vários parâmetros podem ser regulados: o fluxo de grãos (denso ou esparso); a cor (escolha da forma de onda e distribuição de frequência); a escala dos grãos; e a posição no espaço. Cada grão pode conter qualquer tipo de onda que é modulada por um envelope dinâmico, geralmente uma curva gaussiana tipo sino.

Síntese Granular