5 - Síntese por Modelagem Física

Esse tipo de síntese parte modelos matemáticos do comportamento mecânico e acústico de instrumentos físicos. Uma das características mais fascinantes desse tipo de síntese é a possibilidade de se criar instrumentos virtuais que fisicamente jamais poderiam ser construídos.

Modelagem física descreve na verdade uma família de procedimentos que partem da idéia newtoniana de criar modelos matemáticos precisos de processos acústico-mecânicos complexos.

O princípio fundamental da síntese por modelagem física é a interação entre um componente excitador e um componente ressonador. Excitação é o ato que causa a vibração: a fricção de um arco, a batida de uma baqueta, o sopro em um tubo. Ressonância é a resposta do corpo de um instrumento à excitação vibratória. De um ponto de vista do processamento de sinais, o corpo do instrumento age como um filtro variável no tempo que é aplicado à excitação.

Os modelos clássicos de síntese por modelagem física baseiam-se na seguinte metodologia:

1) especificação das dimensões físicas e das restrições vibratórias dos objetos (massa, elasticidade, etc.)

2) determinação das delimitações às quais os objetos vibratórios estão sujeitos

3) especificação do estado inicial do sistema

4) a excitação é descrita algoritmicamente como uma força aplicada ao objeto vibratório

5) determinação do efeito de impedância (resistência a uma força aplicada); por exemplo, uma corda grossa e pesada necessita de mais força para vibrar que uma corda fina e leve

6) a determinação da filtragem devida a fatores como fricção e radiação sonora que irão restringir a vibração

Esses fatores geram um complexo sistema de equações que vão representar a equação da onda sonora.