Escala Mesotônica (meantone)

À medida em que os intervalos de terça vão ganhando presença na música ocidental, surgem vários tipos de afinações de escalas com o intuito de resolver eventuais problemas causados por esses intervalos. As terças maiores pitagóricas soavam altas demais e as menores muito baixas. A terça Dó-Mi é obtida subindo 4 intervalos de quinta e descendo duas oitavas. Se cada uma dessas quintas é abaixada em um quarto de coma sintônica (uma coma sintônica = 21,5 cents), chegamos a uma terça justa (ou seja, uma coma abaixo da terça pitagórica). Os intervalos Dó-Ré e Ré-Mi são tons pitagóricos abaixados em uma coma. Desse modo, Ré está no "meio" de Dó e Mi, e daí o nome de escala mesotônica (meantone).

Os números indicam quantas comas sintônicas cada nota foi abaixada ou elevada em relação à escala pitagórica. Se considerarmos que 1/4 de coma equivale a pouco mais de 5 cents, nota-se que os intervalos têm um desvio relativamente pequeno em relação à escala pitagórica.


A escala mesotônica pode ser gerada a partir de um ciclo de quintas abaixadas em 1/4 de coma (5,38 cents). Assim, a razão do intervalo de quinta é 1,4953 (enquanto a razão da quinta temperada é 1,5). Por meio desse ciclo de quintas abaixadas pode-se achar os outros intervalos da escala (sustenidos e bemois). A escala fornece bons intervalos, desde que não se afaste muito da tonalidade (3 sustenidos ou 2 bemois). No caso dos enharmônicos Sol# e Láb temos a seguinte situação: Sol# é 2 comas (44 cents) mais baixo que o Sol# pitagórico e o Láb uma coma (22 cents) mais alto. Além disso, o Sol# pitagórico é 24 cents mais alto que o Láb pitagórico. Portanto, a diferença entre o Sol# e o Láb na escala de médio tom é: 44 + 22 - 24 = 42 cents. Essa diferença de 42 cents, chamada diesis, é quase metade de um semitom. Como resultado, o intervalo Sol#-Mib, que no sistema temperado seria pensado como uma quinta é 697 + 42 = 739 cents, pouco mais que um terço de semitom mais alto do que a quinta temperada. Esse intervalo é chamado quinta do lobo e deve ser evitado dentro do sistema tonal.


Veja também:




Envie comentários, correções e adições para Fernando Iazzetta indice




atualizado em 20/01/2000