• Iazzetta, Fernando. Entre a pesquisa e a criação: a experiência dentro da sonologia. In: Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, São Paulo, Unesp, 2014. p. 1-9.

  • Coelho, Fabiana & Iazzetta, Fernando. A influência da configuração do trato vocal na sonoridade da flauta. In: Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, São Paulo, Unesp, 2014. p. 1-9.

  • Iazzetta, Fernando. Adaptations and Contrasts: some issues regarding the interaction between instrumental and electroacoustic sounds (versão bilíngue: Adaptações e Contrastes: algumas reflexões a respeito da interação entre sons instrumentais e eletroacústicos. Sonic Ideas - Ideas Sonicas, v. 6, p. 11-26, 2013.

  • Villavicencio, Cesar. ; Iazzetta, Fernando ; Costa, Rogério. L. M. Fundamentos Teóricos e Conceituais da Livre Improvisação. Sonic Ideas - Ideas Sonicas, v. 5, p. 49-54, 2013.

  • Arango, J. J.; Tomoyoshi, M.; Iazzetta, F.; Queiroz, M. Brazilian Challenges on Network Music. Proceedings of the Sound and Music Computer Conference. SMC 2013. Stockholm, 2013

  • Iazzetta, Fernando. Música, Técnica y Metier (Revista Espacio Klem, n.o 01, outubro de 2012, Bilbao Espanha, pp. 28-33). Bilbao: Espacio Klem, 2012.

  • Iazzetta, F. Da escuta mediada ˆ escuta criativa. Contemporânea - Revista de Comunicação e Cultura, vol. 10, n. 1, pp. 10-34, 2012.

  • Iazzetta, F. Música como meio, processo como fim. Em: VOLPE, Maria Alice (org.). Teoria, Crítica e Música na Atualidade. (Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol.2). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-graduação em Música, pp. 225-230, 2012. ISBN: 978-85-65537-01-8

  • Iazzetta, F.; Costa, R. L. M. Anais do IV Seminário Música Ciência Tecnologia: Fronteiras e Rupturas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 358 pp., 2012. ISSN: 1982-9604.

  • Iazzetta, F. (2011). Performance na Música Experimental. In: Performa'11 - Encontros de investigação em performance, 2011, Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011. p. 1-10.

  • Villavicencio, C. ; Iazzetta, Fernando ; Costa, R. L. M. (2011). Grupo MusicaFicta: a preparação do ambiente da livre-improvisação. In: Performa'11 - Encontros de investigação em performance, 2011, Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011. p. 1-10.

  • Coelho, F. M.; Iazzetta, F. (2011). Measuring the influence of the vocal tract in the timbre of the flute. International Congress on Sound and Vibration. 18. Rio de Janeiro, 2011.

  • Fernandez, A. M.; Iazzetta, F. (2011). Circuit-bending and the DIY culture. In: Art of record production congress. San Francisco,2011.

  • Schiavoni, F.; Queiroz, M.; Iazzetta, F. (2011). Medusa - a distributed sound environment. In: Proceedings of the Linux Audio Conference, pp. 149-156. Maynoth, Ireland. 2011.

  • Magalhães, M. A. ; Iazzetta, F. (2011). Il tempo sospeso: a experiÍncia do tempo e do espaÁo em Omaggio a Gyorgy Kurtag de Luigi Nono. In: Revista do Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, v. 2, p. 1-10, 2011.

  • Iazzetta, F. (2010). MediaÁão Tecnológica e Maestria Musical. Anais do XX Congresso da Anppom, Florianópolis, SC, 2010, pp. 1371-1376.

  • Magalhães, M. A. ; Iazzetta, F. (2010). The Presence of Orpheus in Das Atmende Klarsein. In: Simpósio Internacional Luigi Nono, 2010, Lisboa. Anais do Simpósio Internacional Luigi Nono, 2010. v. 1. p. 1-8.

  • Iazzetta, F. (2009). Música e Mediação Tecnológica. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. v. 1. 228 p.

  • Iazzetta, F. ; Campesato, L. (2009). Escuta Ampliada. In: Anais do XIX Congresso da Anppom - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Curitiba: Anppom, 2009. p. 551-555.

  • Iazzetta, F. ; Campesato, L. (2008). Space resonating through sound. In: 5th Sound and Music Computing Conference, 2008, Berlin. Proceedings SMC-2008. Berlin: DEGEM, 2008. v. 1. p. 89-94.

  • Iazzetta, F. (2008). Sonologia: uma tentativa de introdução. Anais do Seminário Música Ciência e Tecnologia, v. 3, p. 3-6, 2008.

  • Queiroz, M. ; Iazzetta, Fernando ; Kon, Fabio ; Avelar, Márcio ; Figueiredo, Fabio Leão ; Masieiro, Bruno Sanches ; Ueda, Leo Kazuhiro (2008). AcMus: an Open, Integrated Platform for Rom Acoustics Research. Journal of the Brazilian Computer Society, v. 14, p. 87-103, 2008.

  • Iazzetta, F. (2007). Composição e performance interativa. In: Silvio Ferraz. (Org.). notas.atos.gestos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, v. 1, p. 117-142.

  • Magalhães, M. A. ; Iazzetta, F (2007). Música eletroacústica e engajamento político na obra de Luigi Nono. In: Anais do XVII Congresso da Anppom, 2007. v. 1. p. 1-7.

  • Campesato, L.; Iazzetta, F. (2006). Som, espaço e tempo na arte sonora. Anais do XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Anppom, 2006. v. 1, p. 775-780.

  • Figueiredo, F.; Iazzetta, F. (2006). Parâmetros Aústicos em Salas de Música: análise de resultados e novas interpretações. Anais do 4.o Congresso de Engenharia de Áudio. São Paulo: Audio Engineering Society - Seção Brasil, 2006. v. 1, p. 66-71.

  • Iazzetta, F. (2006). A importância dos dedos para a música feita nas coxas. Anais do 15º Congresso da Anppom. Rio de Janeiro: Anppom - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2005. v. 1, p. 1238-1245.

  • Ueda, L. K.; Figueiredo, F. Kon, F.; Iazzetta, F. (2005). A user-friendly graphical system for rom acoustics measurements analisys. Anais do 10.o Simpósio Brasileiro de Computação Musical. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Computação, 2005. v. 1, p. 118-129.

  • Ueda, L. K.; Kon, F.; Iazzetta, F. (2005). An Open-Source Platform for Musical Rom Acoustics Research. Proceedings of the Internoise - Congress and Exposition on Noise Control Engineering. Rio de Janeiro: Sobrac, 2005. p. 1-10.

  • Figueiredo, F; Iazzetta, F. (2005). Comparative study of measured acoustic parameters in concert halls in the city of São Paulo. Proceedings of the Internoise - Congress and Exposition on Noise Control Engineering. Rio de Janeiro: Sobrac, 2005. p. 1-10.

  • Masiero, B; Iazzetta, F. (2005). Estudo e implementação de métodos de medição de resposta impulsiva em salas de pequeno porte. Anais do 10º Simpósio Brasileiro de Computação Musical. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Computação, 2005. v. 1, p. 364-369.

  • Iazzetta, F. (2005). "Além da vanguarda musical". Em O Pós Modernismo. J. Guinsburg & Ana Mae Barbosa (eds.). São Paulo: Ed. Perspectiva, pp. 227-246.

  • Iazzetta, F.; Kon, F.; Queiroz, M. G.; Silva, F. S. C.; Gomes, M. A. AcMus: Computational Tols for Measurement, Analysis and Simulation of Rom Acoustics. Proceedings of the European Acoustics Symposium/IV Congresso Ibero-Americano de Acústica, Guimarães, Portugal, 14-17 de setembro de 2004,   CD-ROM: id82, pp: 1-8.

  • Figueiredo, F. L. ; Masiero, B. S.; Iazzetta, F. (2004). Parâmetros Subjetivos em Salas Destinadas à Prática Musical. Anais do IV Congresso Ibero-Americano de Acústica, Guimarães, Portugal, 14-17 de setembro de 2004, CD-ROM: id83, pp: 1-8.

  • Iazzetta, F. & Santana, I. (2004). Liveness in mediatized dance performance - an evolutionary and semiotic approach. 6th Symposium on System Research in the Arts: Music, Environmental Design, and the Choreograpy of Space, Baden-Baden, Alemanha, 02-04 de agosto de 2004.

  • Figueiredo, F. L. ; Masiero, B. S.; Iazzetta, F. (2004). Análise de Parâmetros Acústicos Subjetivos: critérios para avaliação acústica de salas de música. Anais da 4ta. Reunion Anual de la Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música, Tucumã, Argentina, 14-15/05/2004.

  • Vieira, L. B. (Org.); Iazzetta, F (Org.). Trilhas da Música. 1. ed. Belém: Editora Universitária UFPA, 2004. v. 1. 318 pp. ISBN: 8524702508.

  • Iazzetta, F. (2003). Conectando Linguagens: a performance interativa em Pele. Anais do XIV Congresso da ANPPOM, Porto Alegre, 18 a 21 de agosto de 2003, publicação em CD-ROM, 8 pp.

  • Iazzetta, F. (2003). Tecnologia, escuta e conflito de gêneros. Anais do XIV Congresso da ANPPOM, Porto Alegre, 18 a 21 de agosto de 2003, publicação em CD-ROM, 7 pp.

  • Yili, Y; Silva, F. S. C.; Iazzetta, F.; Kon, F. (2003). Estimadores de qualidade para pequenas salas destinadas a atividades musicais. Anais doIX Simpósio Brasileiro de Computação e Música, 2 a 8 de agosto, Campinas-SP, Sociedade Brasileira de Computação, pp. 249-255.

  • A Performance Interativa em "Pele". Anais doIX Simpósio Brasileiro de Computação e Música, 2 a 8 de agosto, Campinas-SP, Sociedade Brasileira de Computação, pp. 249-255.

  • Iazzetta, F. (2001). "A tecnologia e suas implicações na reorganização do contexto musical." Em Transformação e Realidade : mundos convergentes e divergentes, Dulcimira Capisani (Org.). Campo Grande: PROPP/CEAD/UFMS, pp. 317-334.

  • Iazzetta, F. (2001). "Considerations on Music and Media." MikroPoliphonie, Number 7, 2001, Online Journal: http://farben.latrobe.edu.au/mikropol. It can be assessed here.

  • Iazzetta, F. (2001). O que é música (hoje). Anais do I Fórum Catarinense de Musicoterapia, Florianópolis-SC, 31/08 e 01/09 de 2001, Associação Catarinense de Musicoterapia, pp. 5-14.

  • Iazzetta, F.; Kon, F.; Soares, F. (2001). ACMUS: Design and Simulation of Music Listening Environments. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Computação e Música, 31 de julho a 03 de agosto de 2001, Fortaleza-CE, 7 pp., CD-ROM.

  • Iazzetta, F. (2001). A Performance Interativa em VAGA. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Computação e Música, 31 de julho a 03 de agosto de 2001, Fortaleza-CE, 7 pp., CD-ROM.

  • Iazzetta, F. (2001). Reflexões sobre a Música e o Meio. Em Anais do XIII Encontro Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 23 a 27 de abril de 2001, UFMG, Belo Horizonte-MG, Vol. 1, pp. 200-210.

  • Iazzetta, F. (Editor) (2001). Anais do XIII Encontro Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 23 a 27 de abril de 2001, UFMG, Belo Horizonte-MG, 2 volumes.

  • Iazzetta, F. (2000). "Meaning in Music Gesture". In: Trends in gestural Control of Music, Marc Battier & Marcelo M. Wanderley (Eds.) Paris-IRCAM - Centre Pompidou - CD-ROM.

  • Iazzetta, F. (1999). The Meaning in Music Gesture. Proceedings of the 6th Congress of te IASS-AIS, Adrián Gimate-Welsh (Ed.). Guadalajara, México, 13-19 July, 1997. Cidade do México. CD-ROM.

  • Kon, F. & F. Iazzetta (1999). "La música en Internet: un sueño o una realidad (virtual)?" In: Música y nuevas tecnologías - Perspectivas para el siglo XXI. Eduardo R. Miranda (Ed.), Barcelona: ACC L'Angelot Editora.

  • Iazzetta, F. (1999). Material, Forma e Processo na Música Eletroacústica. Apresentado no "VI Simpósio Brasileiro de Computação e Música", Rio de Janeiro, RJ, julho de 1999.

  • Iazzetta, F. (1999). Revista Esfera N.o 8 . Entrevista sobre música e tecnologia.

  • Iazzetta, F. & F. Kon (1998). A Música Efêmera da Internet. Anais do XI Encontro Nacional da ANPPOM, Campinas-SP, agosto de 1998, pp. 35-40.

  • Iazzetta, F. & F. Kon (1998). Internet Music: Dream or (virtual) reality. Anais do "V Simpósio Brasileiro de Computação e Música", Belo Horizonte, MG, agosto de 1998, pp. 69-81.

  • Iazzetta, F. (1997). O Fonógrafo, o Computador e a Música na Universidade Brasileira. Anais do X Encontro Nacional da ANPPOM, Goiânia, agosto de 1997, pp. 161-165.

  • Iazzetta, F. (1997). "A Música, o Corpo e as Máquinas". Revista Opus IV (4), pp 27-44.

  • Iazzetta, F. (1997). Meaning in Musical Gesture. Presented at the VI International Congress of the International Association for Semiotic Studies, Guadalajara, México, 13-18 July, 1997.

  • Iazzetta, F. (1997). Revendo o Papel do Instrumento na Música Eletroacústica. Apresentado no II Encontro de Música Eletroacústica, Brasília, 10 a 15 de maio de 1997. Manuscrito.

  • Iazzetta, F. (1996). Sons de Silício: Corpos e Máquinas Fazendo Música. Tese de Doutorado. Programa de Comunicação e Semiótica - PUC-SP, 228 pp.

  • Iazzetta, F. (1996). "Fromalization of Computer Music Interaction Through a Semiotic Approach". In: Journal of New Music Research, Vol 25, N. 3, September, 1996, pp.: 212-230.
  • Iazzetta, F. (1996). GenComp: An Environment for Graphic Creation and Representation of Music Generated with Genetic Algorithms. Anais do III Simpósio Brasileiro de Computação e Música, Recife, agosto de 1996, pp. 95-100.

  • Iazzetta, F.; Ferreira, M. (1996). The "Laboratório de Linguagens Sonoras" (LLS) at PUC-SP. Anais do III Simpósio Brasileiro de Computação e Música, Recife, agosto de 1996.

  • Iazzetta, F. (1995). Fromalization of Computer Music Interaction Through a Semiotic Approach. Proceedings from the "International Congressin Music and Artificial Intelligence", Edinburgh, setembro de 1995, pp. 21-32.

  • Iazzetta, F. (1995). A Semiotic Approach to Music Interaction. Proceedings from the "International Computer Music Conference", Banff, Canadá, setembro de 1995, pp. 283-284.

  • Iazzetta, F.; F. Kon (1995). MaxAnnealing: A Tol For Algorithmic Composition Based On Simulated Annealing. Em Anais do "II Simpósio Internacional de Computação e Música", Canela, Rio Grande do Sul, agosto de 1995, pp. 16-22.

  • Iazzetta, F. (1994). Um Novo Músico Chamado Usuário. Em Anais do "I Simpósio Internacional de Computação e Música", Caxambú, Minas Gerais, Agosto de 1994, pp. 231-235.

  • Iazzetta, F. (1993). Música: Processo e Dinâmica. São Paulo: Editora Annablume, 262 pp.

  • Iazzetta, F. (1992). "Espacialidade Musical". Em Revista da APG (Associação de Pós-Graduandos da PUC-SP), outubro/dezembro de 1992, nº 2, pp. 32-37.

  • Iazzetta, F. (1991)."Para Pensar Uma Nova Música". Em Revista Humanidades, Editora da Universidade de Brasília, vol. 7, nº4, 1991, pp. 382-387.

iazzetta@usp.br

Departamento de Música
Escola de Comunicações e Artes (ECA)
Universidade de São Paulo (USP)