Pós-doutorado

avatar

Entre Rádio USP e Rádio UFMS: a consolidação de modelos educativos de programação nas emissoras universitárias

Profª. Drª. Daniela Ota

Supervisão: Prof. Dr. Luciano Maluly

Período: 2014 - 2015


Resumo

O projeto tem como objetivo discutir o modelo de programação nas emissoras educativas em instituições públicas de ensino, tendo como base o projeto da Rádio USP FM 93,7, emissora ligada à Universidade de São Paulo, e a Rádio UFMS, implementada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A proposta é demonstrar que a programação dessas emissoras possibilita a veiculação de programas alternativos, além de ser um espaço para o ensino, a pesquisa, a cultura e a extensão. Além disso, é possível observar a importância da implantação de emissoras educativas no Brasil, em particular nas universidades.

| PDF

avatar

Marcas e produtos culturais tatuados no corpo: expressões do hiperconsumo

Profª. Drª. Maria Angela Pavan

Supervisão: Prof. Dr. Eneus Trindade

Período: 2015


Resumo

O trabalho de pós-doutoramento visou o registro e a compreensão dos processos de produção social de sentido entre jovens urbanos de Natal - RN, quanto ao consumo cultural que se manifesta na utilização da imagem de produtos culturais tatuados no corpo. O corpo tatuado coloca-se como instância de incorporação de valores, símbolos midiáticos e expressão de subjetividade a partir de sua escolha por produtos simbólicos veiculados pela mídia da comunicação de massa e tatuados na pele. A pesquisa teve como suporte principal em Lipovetsky (2007), Hall (2000) e Sodré (2006). Partimos do pressuposto de que não existe realidade sem representação da linguagem; assim, a opção por certos tipos de narradores midiáticos da cultura contemporânea põe em foco o simbolismo sobreposto à pele, que reproduz imagens icônicas de bandas, filmes e desenhos animados ou de quadrinhos. Essas imagens são resíduos de memórias individuais e coletivas ostentadas socialmente e que discursam sobre as relações de consumo dos sujeitos sociais e as novas sensibilidades originadas da convivência tecnologicamente midiatizada no mundo do hiperconsumo.

| PDF

avatar

Rituais e gradientes de interação no consumo de marcas regionais em software de aplicativos

Profª. Drª. Taciana de Lima Burgos

Supervisão: Prof. Dr. Eneus Trindade

Período: 2016


Resumo

A presente pesquisa busca compreender os rituais de consumo e os gradientes de interação firmadas entre sujeitos/consumidores e marcas regionais, veiculadas como conteúdo publicitário interativo em aplicativos. Para tal, seguimos as abordagens sobre rituais de consumo de Trindade e Perez (2014), que sob o cerne comunicacional percebem o ritual de consumo como dispositivo articulador dos sentidos entre produtos/marcas e vivências pessoais; propondo a verificação dos rituais de consumo em si a partir do contato das pessoas com os produtos, serviços e marcas. Nas visões de Braga (2012) sobre interação e seus gradientes no contexto da comunicação e na perspectiva sociosemiótica de Landowski (2009) que referencia os estudos sobre os regimes de sentido e interação - a programação, a manipulação, o ajustamento e o acidente - pelos quais os sujeitos norteiam suas relações com o mundo, com os demais e consigo. Entendemos que o consumo e a interação no atual ecossistema midiático ocorrem por meio de experiências contextuais participativas, favorecendo, assim, o empoderamento dos consumidor-receptor e ressignificando suas práticas sociais e sentidos. A metodologia envolverá a pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise de conteúdo.

| PDF