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Notícias


23/09/2004
Observatório Brasileiro de
Mídia é lançado em São Paulo

Por Bia Barbosa - Agência Carta Maior

Observatório Brasileiro de Mídia retoma trabalho de acompanhamento crítico da imprensa. Durante seu lançamento, nesta quarta, foi divulgada uma pesquisa sobre a cobertura de cinco jornais sobre as eleições municipais em SP

São Paulo - Foi lançado na tarde desta quarta-feira (22), na Universidade de São Paulo, o Observatório Brasileiro de Mídia, uma parceria do Núcleo de Jornalismo Comparado da Escola de Comunicações e Artes da USP, do Observatório Social e do Media Watch Global.

A iniciativa, que nasceu em 2002 com o objetivo de fazer um acompanhamento crítico das coberturas da imprensa, divulgou agora sua primeira pesquisa, acerca das eleições municipais em São Paulo.

Estiveram presentes no evento jornalistas, professores, pesquisadores, empresários e estudantes de comunicação. Para Sérgio Miletto, um dos coordenadores da Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (Cives), o monitoramento público da mídia é essencial para trazer o jornalismo de volta para a sua função cidadã.

"Iniciativas como esta são importantes para construirmos uma sociedade mais justa, mais bem informada, para que o cidadão possa fazer sua escolha sem influência dos grandes grupos que controlam a mídia. Muitas vezes acontecem desastres por determinadas informações publicadas e fica por isso mesmo. Esta pesquisa é importante para que outros profissionais, como os antropólogos, façam uma análise dos valores que a mídia imprime na sociedade. Em nome da liberdade de imprensa, da liberdade de opinião, o impacto do que é publicado nunca é medido", lembra Miletto.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que participou do lançamento, também apóia o controle público da imprensa. "Isso não tem nada a ver com censura ou com controle dos jornais - que já são controlados por grandes empresas, pelo sistema capitalista.

O que o Observatório faz é analisar o jornalismo para ajudar na conscientização da sociedade. Na medida em que isso acontecer, a própria sociedade vai poder se organizar para separar o joio do trigo", acredita o jornalista Jesus Antunes, presidente do Conselho Fiscal da ABI.

A equipe de pesquisadores envolvida no projeto publicará mais uma análise da cobertura da grande imprensa sobre as eleições municipais de São Paulo no dia 1 de outubro. Para o segundo turno, pelo menos duas outras análises devem ser divulgadas até 31 de outubro.

Outros temas que devem passar pelo monitoramento do Observatório até o final do ano são a cobertura que a imprensa brasileira faz das eleições norte-americanas e da guerra no Iraque. Em janeiro, será feito o acompanhamento sobre o V Fórum Social Mundial.

"A compreensão dos jornais tem sido incessante nas pesquisas da ECA. O que está acontecendo hoje aqui é um desdobramento de alguns sonhos e a concretização de ideais pelos quais batalhamos durante muito tempo. A escola se insere como pioneira na área de pesquisa da comunicação no país e mantém este pioneirismo", declarou o professor José Luiz Proença, coordenador do Núcleo de Jornalismo Comparado da ECA-USP.

A idéia é que a metodologia aplicada nos estudos do Observatório Brasileiro de Mídia seja disponibilizada para todas as 320 escolas de comunicação social do Brasil que tenham interesse. "Gostaríamos que todas fossem parceiras nossas, para que este monitoramento atingisse todos os jornais do país.

Como um trabalho de responsabilidade social, queremos que todas as universidades tenham acesso a isso", disse o coordenador da pesquisa divulgada nesta quarta, José Coelho Sobrinho, diretor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP.

Para saber mais sobre o Observatório Brasileiro de Mídia, visite a página www.mediawatchglobal.org.br.

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