...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Notícias


07/06/2004
Doutorando da ECA-USP publica
livro sobre jornalismo ambiental

Por Miriam Abreu

Formação e informação ambiental
Jornalismo para iniciados e leigos
SUMMUS EDITORIAL
Coleção Comunicação
Autor(es): Sergio Vilas Boas, Roberto Villar Belmonte, Regina Scharf , Odo Primavesi, Eduardo Geraque, Carlos Tautz e André Azevedo da Fonseca
R$ 33,00 • ISBN 853230855 - 4
Edição 1 / 2004 • 208 pág. 14.0 x 21.0 cm • Peso 0.20

O livro “Formação & Informação Ambiental”, cujo lançamento em Porto Alegre (RS) está marcado para a noite desta segunda-feira (07/06), é o primeiro da coleção “Formação & Informação”, criada, coordenada e editada pelo jornalista Sergio Vilas Boas, através da Summus Editorial. A coleção vai tratar de temas fundamentais nas mais diversas áreas do jornalismo. Este primeiro traz textos jornalísticos, porém “ensaísticos”, de cinco profissionais de imprensa e de um pesquisador.

“A idéia dessa coleção é ser o ponto de partida para uma especialização em meio ambiente para qualquer pessoa que se interesse pelo assunto, não necessariamente jornalistas”, explica Vilas Boas. Foi ele quem orientou os autores para que escrevessem de forma clara. “Considero esse um livro redondo, que trata de seis macrotemas”, explica, referindo-se a energia, água, alimentos, ecossistemas, empresas e cidades.

Em “Formação & Informação Ambiental”, os jornalistas Roberto Villar Belmonte, Regina Scharf, Eduardo Geraque, Carlos Tautz e André Azevedo da Fonseca, além do pesquisador Odo Primavesi, fornecem um panorama dos problemas enfrentados, apresentam soluções possíveis e fazem uma associação de cada um dos assuntos com o que a mídia faz, poderia e deveria fazer.

Vilas Boas observa que o problema da cobertura ambiental não é diferente da política, econômica etc. “Acho que meio ambiente não deveria ser coberto por pessoas não especializadas. De uns tempos para cá, houve um esvaziamento nessa editoria. O tema acaba sendo coberto por jornalistas de Política, Economia. As coberturas são episódicas, vulneráveis a situações como acidentes, decisões políticas. A cobertura ambiental precisa ser mais complexa e aprofundada porque lida com vidas."

Tautz conta que focalizou seu texto no assunto energia. “Tratei do jornalismo para o desenvolvimento, repassando a discussão para o jornalismo ambiental. Por menos que se cubra essa área, é importante perceber que todos os problemas sociais, políticos, ambientais estão vinculados”. Ele comenta em seu texto como foi feita a cobertura da privatização no Brasil da área energética.

Segundo Tautz, a imprensa preferiu focar as negociações e transações, deixando de lado o debate sobre o modelo energético. “Os ventos do litoral nordestino podem produzir energia eólica. Por que não pautar isso? Se a imprensa pensasse nessas pautas veria que há no país outra matriz energética menos poluidora”, analisa.

Belmonte escreveu sobre cidades, Regina sobre economia empresarial, Geraque sobre biodiversidade, Fonseca sobre água e Primavesi sobre agricultura.

O lançamento nesta segunda em Porto Alegre está na programação da Semana do Meio Ambiente, no Solar da Travessa Paraíso, e marcado para as 19h30, com abertura do Secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Dieter Wartchow. Na quarta, quatro autores e Vilas Boas participam de um bate-papo sobre jornalismo ambiental na Livraria da Vila, em Vila Madalena (SP), às 18h30. Em seguida, terá início a noite de autógrafos.

Vilas Boas adianta que o segundo livro da coleção tratará de esportes.

O coordenador e os autores:

Sérgio Vilas Boas - Jornalista formado pelo Uni-BH e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, onde também prepara atualmente sua tese de doutorado. Seu principal campo de interesse, pesquisa e trabalho é o Jornalismo Narrativo (ou Jornalismo Literário), sobretudo histórias de vida, biografias e perfis. Autor de artigos, reportagens especiais, entrevistas, ensaios, perfis, contos e resenhas de livros nas mais diversas áreas, entre as quais política, educação, administração, tecnologia, negócios e cultura. Ele passou pelo Diário do Comércio (BH), Gazeta Mercantil e Folha de S.Paulo. Conquistou o Prêmio Fiat Allis de Jornalismo Econômico 1996, pela série de reportagens sobre conflito de gerações em empresas familiares de Minas Gerais; e Profissional de Mídia do Ano em Comunicação Empresarial 1997, da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberj), pelo conjunto do trabalho desenvolvido. Ele edita e coordena, com outros três jornalistas-pesquisadores, o TextoVivo – Narrativas da Vida Real: www.textovivo.com.br.

Roberto Villar Belmonte - Jornalista formado na Famecos/PUCRS em 1991. Cobriu para a Rádio Gaúcha as conferências da ONU Rio-92 e Habitat II, e apresentou por cinco anos o programa Gaúcha Ecologia. Foi assessor de comunicação do Pró-Guaíba de 2000 a 2002. Participou do I Seminário Internacional de Jornalismo Ambiental realizado na Suécia em 1998. Atualmente é repórter da EcoAgência de Notícias, secretário geral do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e um dos moderadores da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.

Regina Scharf - Jornalista especializada em meio ambiente, com passagens pela Gazeta Mercantil, revista Veja e Radio France Internationale (RFI). Desenvolveu projetos para diversas organizações não-governamentais (Instituto Ethos, Amigos da Terra, Instituto Ecofuturo, Instituto Akatu) e empresas (ABN Amro, Holcim, Grupo Algar, Alcoa). Integra o Conselho do Greenpeace no Brasil. Recebeu, em 2002, o Prêmio Reuters-IUCN de Jornalismo Ambiental para a América Latina. É co-autora do livro “Como Cuidar da Nossa Água” (BEI Editora, 2003).

Eduardo Geraque - Jornalista e biólogo. Mestre em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, cursa atualmente o doutorado, na mesma universidade, pelo Prolam (Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina). Seu tema de pesquisa é jornalismo e meio ambiente. Há dez anos trabalha com o jornalismo. Passou pelas redações do Diário Popular (hoje Diário de S.Paulo) e pela Gazeta Mercantil, caderno "Fim de semana". Atualmente é editor da Agência de Notícias on-line da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

André Azevedo da Fonseca – O jornalista escreveu diversas reportagens sobre cultura e meio ambiente urbano, especialmente patrimônio cultural. Com a série "Escombros da memória coletiva" conquistou menção especial no prêmio Estímulo à Cidadania, categoria Jornalismo, na Expocom/Intercom 2002. É colunista da revista digital NovaE.

Carlos Tautz - Jornalista formado em 1992 pela Universidade Federal Fluminense. Especializou-se em jornalismo ambiental na Fundação Reuters (Oxford, Inglaterra) em 1995 e em Jornalismo Científico pela Organização Ibero-Americana de Estados (Bogotá, Colômbia) em 1998. Cobriu a Rio-92 pela revista Ecologia e Desenvolvimento (que editou em 2002) e a Rio+10 em Joanesburgo (África do Sul) pelo Jornal do Brasil em 2002. Em março de 2003 cobriu como free-lancer o Fórum Mundial da Água (Quioto, Japão) para a EcoAgência de Notícias, Folha de S.Paulo e OPasquim21, onde é colunista de meio ambiente.

Odo Primavesi – Engenheiro agrônomo, pesquisador científico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Sudeste) e educador ambiental.

Fonte: Site Comunique-se, 07.06.2004.

Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques