...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Notícias


25/05/2004
EUA: Diferenças separam jornalistas
das comunidades que cobrem

Por Centro Knight para o Jornalismo nas Américas

Diferenças crescentes separam os jornalistas das comunidades às quais prestam serviços, afirmam artigos das revistas Columbia Journalism Review (CJR) e Editor & Publisher (E&P).

O artigo da E&P avalia um estudo recente da Sociedade Americana de Editores de Jornais (ASNE, na sigla em inglês) que concluiu que apenas 13% dos jornais pesquisados refletiam as características raciais e étnicas das comunidades a que estão direcionados. Entre as cadeias de jornais analisadas, a Gannett Co. apresentou a maior semelhança entre as características dos funcionários da redação e da população, seguida da Knight Ridder, da MacClatchy Co. e da New York Times Co.

A edição mais recente da CJR analisa o "grande abismo" que separa as condições econômicas e sociais dos jornalistas da situação vivida pela maioria dos estadunidenses. O artigo discute por que os jornalistas se isolaram das vidas dos cidadãos mais pobres e da classe trabalhadora.

Columbia Journalism Review/Editor & Publisher

<http://www.editorandpublisher.com/eandp/news>

<http://www.cjr.org/issues/2004/3/cunningham-class.asp>

Fonte: Notícias Sobre Jornalismo nas Américas Selecionadas pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas 28.05.2004.

Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques