...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Notícias


08/04/2004
BRASIL: Lula apóia criação
de conselho de jornalismo

Por Knight Center

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou simpatia pela criação de um conselho fiscalizador das atividades da imprensa, proposta pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), informaram O Globo e O Estado de S.Paulo. A declaração foi feita em audiência com jornalistas em comemoração ao Dia Nacional do Jornalista, 7 de abril.

O anteprojeto de lei que propõe a criação do Conselho Federal de Jornalismo foi encaminhado pela Fenaj ao governo em dezembro de 2002. Segundo a Fenaj, o objetivo da proposta é fiscalizar o exercício da profissão e avaliar a atuação dos jornalistas de acordo com o Código de Ética da categoria. O Ministério do Trabalho e Emprego está analisando a proposta, informou o Estado de S.Paulo.

Segundo O Globo, Lula disse aos cerca de 70 jornalistas reunidos no Palácio do Planalto que eles não devem simplesmente criticar o governo, mas buscar a verdade. O presidente defendeu uma "relação leal" do jornalista com o governo.

Antes da fala de Lula, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do governo pediu à imprensa que divulgasse notícias boas, informaram O Estado de S.Paulo e o Correio Brasiliense. A recente divulgação de denúncias de corrupção resultaram na queda do índice de popularidade do governo.

O Globo/O Estado de S.Paulo/Fenaj/Correio Brasiliense

http://oglobo.globo.com/online/plantao/141618748.asp

www.estadao.com.br/agestado/noticias/2004/abr/07/93.htm

Fonte: Knight Center for Journalism in the Americas.

Voltar


www.eca.usp.br/prof/josemarques