...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Notícias


12/03/2004
Portal do Jornalismo Brasileiro

Para celebrar o transcurso dos 70 anos da Universidade de São Paulo, o Grupo PJ:Br difundiu na WEB a versão definitiva do PORTAL DO JORNALISMO BRASILEIRO.

O Grupo de Estudos sobre o Pensamento Jornalístico Brasileiro, criado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Sob a direção do Professor Emérito José Marques de Melo, está vinculado ao Núcleo de Jornalismo Comparado, integrante do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

As edições experimentais do portal foram concebidas durante o ano letivo de 2003. Sua versão definitiva circulou em janeiro de 2004, tendo sido produzida por uma equipe liderada pela Profa. Dra. Ruth Vianna, que contou com a colaboração decisiva do Jornalista Marcelo Januário, bem como dos pesquisadores Carsten Burder, Márcia Furtado, Osmar Mendes Jr., além de outros participantes.

Publicações

No Portal, pode-se navegar pelo Mural do Jornalismo Brasileiro, espaço informativo constantemente atualizado, contendo referências ao trabalho realizado pelos agentes do pensamento jornalístico uspiano, seus parceiros e colaboradores.

A Revista PJ:Br - Jornalismo Brasileiro pretende lançar edições semestrais, contendo estudos, pesquisas, análises empíricas e reflexões teóricas sobre o Pensamento Jornalístico Brasileiro.

Por sua vez, o Dicionário do Jornalismo Brasileiro é um espaço referencial, com estrutura de verbetes, contendo dados de natureza biográfica, bibliográfica e hemerográfica sobre o jornalismo brasileiro.

Para acessar o portal, basta clicar:
http://www.eca.usp.br/prof/josemarques

Revista científica

Publicação principal do Portal do Jornalismo Brasileiro, a Revista PJ:Br - Jornalismo Brasileiro está devidamente registrada no catálogo internacional de periódicos científicos sob o número ISSN 1806 – 2776.

A primeira edição, correspondente ao primeiro semestre de 2003, focalizou a temática "Pensadores Paradigmáticos do Jornalismo Brasileiro", resgatando as histórias de vida e as idéias de Frei Caneca, Rui Barbosa, Barbosa Lima Sobrinho, Alceu de Amoroso Lima, Cásper Líbero, Danton Jobim, Luiz Beltrão, Carlos Lacerda, Vitorino Prata Castelo Branco e Carlos Rizzini.

A segunda edição, editada durante o segundo semestre, privilegiou os ‘Pensadores Jornalísticos Uspianos: 1a. Geração (1967-1971)", reconstituindo a trajetória acadêmica de alguns dos primeiros professores do Curso de Jornalismo: José Marques de Melo, Flávio Galvão, Gaudêncio Torquato Hélcio Deslandes, Francisco Morel, e Gileno Marcelino.

Em sua apresentação, o Chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, Prof. Dr. José Coelho Sobrinho destaca a inserção do novo periódico na "rede mundial do conhecimento".

"A Revista PJ:Br - Jornalismo Brasileiro está nascendo com a consciência e o objetivo de ser mais um nó que se interconecta à rede mundial do conhecimento. Neste tipo de mídia parece não haver lugar para a modéstia porque, como afirma Manuel Castells, se houver compartilhamento de códigos existirá uma globalização do capital, e o capital que está sendo investido nesta revista deverá render dividendos para o debate sobre as idéias a respeito dos processos jornalísticos produzidos por pensadores e pesquisadores brasileiros."

Destaques

Cada edição da Revista PJ:Br - Jornalismo Brasileiro inclui um dossiê de natureza biográfica.

No primeiro número, o dossiê "Marques de Melo, 30 anos" analisa o significado histórico da primeira tese de doutorado sobre jornalismo defendida no Brasil em 1973. Os textos foram escritos por Eni Simões Magro, Manuel Pares i Maicas, Mônica Kimura, Richard Romancini, Ruth Vianna, Vera Rodrigues e Wanda Schumann.

Na segunda edição, o dossiê "Quarup para Borin" reproduz a homenagem póstuma prestada ao Professor Jair Borin, primeiro ex-aluno da ECA-USP a integrar o corpo docente do Curso de Jornalismo. Assinam as matérias seus colegas Alice Mitika Koshiyama, Bernardo Kucinski, Dulcilia Buitoni, Jeanne Marie Machado de Freitas e Wilson da Costa Bueno, além de outras personalidades do mundo político.

Podem também ser encontradas nas edições inaugurais dessa revista, artigos sobre a regulamentação da profissão de jornalista, jornalismo digital, jornalismo investigativo, jornalismo digital etc.

Ao apresentar a segunda edição, a editora Ruth Vianna destaca o caráter referencial dos estudos de jornalismo desenvolvidos sob a égide da ECA-USP:

"(...) esperamos ter dado um pouco de nosso trabalho ao avanço dos estudos do jornalismo brasileiro e colaborado pelo resgate da memória de nossos pesquisadores (...) seguramente (...) tem a ECA-USP o status de referencial nacional e internacional na formação de profissionais competentes, humanos, criativos e críticos (...) Preservar a memória e trabalhar para que ela não se apague e sirva de parâmetros para posteriores estudos, que não é uma tarefa fácil, é árdua, mas que merece ser continuada com a maior dignidade possível".

Voltar


www.eca.usp.br/prof/josemarques