...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Notícias


30/12/2003
"Oficina de História" achou
lista de obras queimadas


Por Folha de S.Paulo

A descoberta do prontuário 131.867 está ligada a um projeto que começou há sete anos e já rendeu mais de duas dezenas de publicações, exposições e seminários. O Proin Arquivo/Universidade, projeto integrado do Arquivo do Estado e da USP, coordenado pela historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro - em parceria com o professor da Escola de Comunicações e Artes da USP Boris Kossoy - começou nanico e hoje é levado a cabo por equipe de 32 pesquisadores.

O empreendimento, bancado pela Fapesp e pela USP, envolve o trabalho direto com documentos do antigo Departamento de Ordem Política e Social, depositados no Arquivo do Estado desde meados dos anos 90.

Tucci Carneiro montou o que chama de "Oficina de História", atividade que envolve aulas teóricas usando papeladas históricas, no próprio prédio do Arquivo.

Os pesquisadores, que fazem desde trabalhos de iniciação científica até teses de pós-doutorado, têm ainda dois tipos de atividade. Ajudam nos bancos de dados e imagens que estão sendo montados com os 160 mil prontuários, e que deverão ser disponibilizados em parte na internet em 2004, e tocam, cada um, alguma pesquisa pessoal (pode ser sobre temas tão diversos como folhetos operários anarquistas ou imigração armênia para o Brasil) .

Os trabalhos de cada pesquisador vêm sendo publicados em séries como a Coleção Inventário Deops (Imprensa Oficial/Arquivo do Estado). A "fornada" mais recente de inventários é composta pelos livros "O Despertar do Campo: Lutas Camponesas no Interior do Estado de São Paulo", de Emiliana Andréo da Silva, "Combates pela Liberdade: o Movimento Anarquista sob a Vigilância do Deops/SP (1924-1945)", de Lucia Silva Parra, e "Na Boca do Sertão: o Perigo Político no Interior do Estado de São Paulo (1930-1945)", de Beatriz de Miranda Brusantin.

Outra faceta visível da pesquisa estará disponível ao público a partir do dia 6 de janeiro. A Estação Ciência (tel. 0/xx/11/3673-2798), em São Paulo, exibirá até o dia 20 de abril a mostra "Livros Proibidos, Idéias Malditas", curada por Tucci Carneiro.

A exposição é feita de algumas dezenas de painéis com fotos, textos e documentos sobre livros apreendidos pelo Deops.

Outra linha de pesquisas, a de jornais confiscados pela polícia política, será o tema do próximo trabalho de Tucci Carneiro. O livro "A Imprensa Confiscada pelo Deops - 1924-1954" deve ser lançado no início de 2004, pela Imprensa Oficial de São Paulo, inaugurando a coleção "Labirintos da Memória", que terá ainda trabalhos sobre panfletos e charges.

Voltar


www.eca.usp.br/prof/josemarques