...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Notícias


09/01/2004
História Social da Imprensa

Novo livro do professor Marques de Melo preenche lacuna na bibliografia de História da Comunicação

A Editora da PUCRS lançou, no dia 4 de setembro, em Belo Horizonte, durante o congresso brasileiro de ciências da comunicação, o novo livro de autoria do Professor José Marques de Melo sob o título "História Social da Imprensa".

Trata-se da edição revisada da sua tese de doutorado em Jornalismo, a primeira defendida no país, em 1973, que estava esgotada há vários, apesar de muita usada, através de cópias xerográficas, nos cursos de comunicação em todo o território nacional. Ela visa preencher uma lacuna na bibliografia nacional dos cursos de história da comunicação, da mídia e do jornalismo.

A iniciativa da reedição foi do Prof. Dr. Antonio Hohlfeldt, então coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS e hoje vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul. Ao prefaciar a obra ele afirma: "Identificando diferentes períodos na história colonial de nosso país, José Marques de Melo busca relacioná-los para formular a sua história da imprensa no Brasil. O resultado é, trinta anos depois, absolutamente atual. Diria que, mais que nunca, pretender compreender a atual situação da imprensa em nosso país, em que um juiz federal chega ao cúmulo de negar qualquer função social o jornalismo, parte necessariamente dessa compreensão expressa em tal obra".

Em sua apresentação desta nova edição, diz o Prof. Dr. Juremir Machado da Silva, atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS: "História Social da Imprensa consegue aliar a ambição d visão global com a precisão da análise microscópica. O leitor navega entre Oriente e Ocidente, da China ao Brasil, do passado remoto ao quase presente, impulsionado pelos ventos poderosos da sempre tormentosa narrativa dos acontecimentos, do quais a imprensa é um dos maiores em todos os tempos. A imprensa é História e faz História. A modernidade certamente não existiria sem ela. José Marques de Melo fez-se historiador dessa época que atravessa os tempos renovando-se, ampliando-se e reescrevendo a História".

O livro contém um apêndice narrando a epopéia do autor que, ao ousar defender a primeira tese de doutorado em jornalismo no país, desbravou um campo de estudos que se legitima trinta anos depois, quando os acadêmicos da área criam a Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo.

A obra pode ser adquirida nas livrarias de todo o país. Os que quiserem obtê-la diretamente junto à Editora da PUCRS, podem acessar o site: www.pucrs.br/edipucrs ou solicitar através do e-mail: edipucrs@pucrs.br.

Voltar


www.eca.usp.br/prof/josemarques