...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Notícias


12/01/2004
A terra prometida

Livro-reportagem enfrenta o "politicamente correto",
denunciando o fracasso da Reforma Agrária no Brasil

Classificada como "inédita e ousada" por um membro da banca examinadora da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), a tese do recém formado jornalista Nelson Barretto vai na contramão do "politicamente correto", desmitificando a Reforma Agrária e mostrando seu absoluto fracasso no Brasil: "Reforma Agrária: o mito e a realidade".

Para escrever sua tese de formatura - agora transformada num livro com 3 Partes, numerosos capítulos e 126 pp. - Barretto percorreu mais de 20 mil quilômetros pelo Brasil inteiro, visitou 60 assentamentos da Reforma Agrária, muitos dos quais tidos como "modelos", vasculhou a realidade através de depoimentos dos próprios assentados, e comparou essa realidade com as publicações fantasiosas do INCRA e da FAO, e de matérias da grande imprensa. O resultado é este livro-bomba, ao longo do qual Barretto vai desmitificando, uma a uma, as fantasias em torno da Reforma Agrária brasileira.

Anos a fio de orquestrada propaganda, promovida pelo MST e pelo INCRA sobre os assentamentos supostamente "modelos", acabaram exercendo algum efeito junto ao público brasileiro, levando-o a acreditar que a Reforma Agrária conduziria a uma nova "Terra de Canaã", prometida pelos padres da Comissão Pastoral da Terra e da Teologia da Libertação.

O jornalista Barretto é categórico: a mais inquebrantável ilusão de uma pessoa que, bem intencionada, seja favorável à Reforma Agrária, se rompe com uma simples visita a um desses assentamentos.

A denúncia de Barretto enfrentou vitoriosamente a banca examinadora da UnB e encontra-se hoje nas páginas deste volume de leitura indispensável. Qual será a reação do MST, da CPT, do INCRA, de Ministros e demais promotores da Reforma Agrária? Será o silêncio de quem gosta de esconder a verdade debaixo do tapete? Ou terão a coragem de aceitar um debate a que este livro-denúncia convida?

Voltar


www.eca.usp.br/prof/josemarques