...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Notícias


12/01/2004
Propostas de reforma universitária estão quase concluídas

Por Súsan Faria

As linhas básicas para discussão da reforma das universidades federais estão traçadas. Na próxima semana, o documento, preparado por um grupo de trabalho, será concluído, disse o ministro da Educação, Cristovam Buarque, em videoconferência, durante a solenidade de comemoração dos três anos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), no auditório do edifício-sede do ministério, hoje, 10, em Brasília.

Será, segundo o ministro, um documento simples, com indicações sobre o número de professores que as universidades federais precisam e gastos com salários e investimentos. Esta é a parte emergencial. O grupo de trabalho vai sugerir ao Presidente da República uma análise sobre a capacidade de envolvimento das universidades no ensino básico por meio de parcerias, sem imposições.

Por fim, o documento traçará um roteiro para as discussões da reforma. De acordo com Cristovam, não há a pretensão de fazer a reforma das universidades agora, mas de definir como deve ser o debate nos próximos meses. Ele lembrou que na reforma da Previdência todos os governadores foram ouvidos. Na das universidades, reitores e demais setores a elas ligados participarão dos debates. As discussões chegarão ao Congresso Nacional na forma de projeto de lei. "Queremos, como governo, deixar a marca de uma grande reforma universitária no País", disse Cristovam.

Portal

Na época de sua criação, há três anos, o Portal de Periódicos da Capes contava com 1,2 mil títulos de periódicos e nove bases de dados referenciais. Hoje, concluídas as negociações para renovação de contratos com os fornecedores, o portal passa a dispor de mais de 3,7 mil títulos com texto completo e 13 bases de dados referenciais. O portal permite a professores, alunos e pesquisadores de 99 instituições de ensino e pesquisa brasileiras o acesso a documentos eletrônicos para downloads e consultas a partir de qualquer computador vinculado à rede do consórcio de usuários.

Também contribui para democratizar o saber e superar desigualdades regionais e intra-regionais. O ministro e o presidente da Capes, Marcel Burstym, assinaram convênios com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e com o Ministério da Ciência e Tecnologia para viabilizar o acesso às informações científicas e tecnológicas do portal a seus técnicos, pesquisadores e analistas.

Agenda positiva

A Comissão Interministerial para o Desenvolvimento da Pós-Graduação e da Ciência e Tecnologia, instituída pela Portaria Interministerial nº 270, de maio deste ano, estabeleceu uma agenda positiva, entregue hoje, 10, ao ministro Cristovam Buarque. A comissão analisou as principais ações de fomento da Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os ministros Cristovam Buarque, da Educação, e Roberto Amaral, da Ciência e Tecnologia, querem o desenvolvimento da pós-graduação e da ciência e tecnologia de forma integrada no País. Por isso, instituíram a comissão.

Concessão de bolsas a recém-doutores, critérios para alocação das cotas de bolsas de mestrado e doutorado no País, programas de bolsas no exterior, cooperação internacional e nacional são algumas das ações de fomento da Capes e do CNPq. Além destas ações, a comissão discutiu assuntos como a reclassificação das áreas de conhecimento; estabelecimento da comunicação entre os bancos de dados das agências federais e as fundações de Amparo à Pesquisa; a evolução e o estado atual da pós-graduação no País, visando à elaboração do IV Plano Nacional de Pós-Graduação. Para facilitar os trabalhos, a comissão constituiu subcomissões e relatores.

A intenção é somar esforços entre a Capes e o CNPq, uniformizar as metas e trabalhar juntos para um melhor futuro da pós-graduação. O Governo Federal sinaliza no sentido de os dois ministérios (Educação e Ciência e Tecnologia) trabalharem coerentes para o desenvolvimento regional do fomento da pós-graduação no País. O Estado tem forte papel indutor na área da pós-graduação e faz-se necessário dar diretrizes que respondam às novas necessidades. A comissão é formada por representantes da Capes, do CNPq, da comunidade acadêmica, da Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação (Foprop), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Funcap) e da Sociedade Brasileira do Progresso para a Ciência (SBPC), dentre outros membros da comunidade científica.

Mais informações pelos tel. (61) 410-8854 ou 410-8860.

Lúcio Flávio de Sousa Moreira
Ministério da Educação
SESU - DEDES
Coordenação Geral dos HU's e IFES
Comissão de Hospitais Universitário e Ensino na Área de Saúde / E-mail - luciomoreira@mec.gov.br

Voltar


www.eca.usp.br/prof/josemarques