...................................................................... no

 







...
...

Notícias


09/01/2004
EFE: argentino presidirá Federação Latino-americana de Jornalistas

Por Agência EFE

México, 23 nov (EFE) - O argentino José Luis Camaño foi eleito presidente da Federação Latino-americana de Jornalistas (Felap) no congresso da organização, finalizado na noite de ontem, sábado. Camaño, da União de Trabalhadores da Imprensa de Buenos Aires, substitui o mexicano Luis Suárez, um dos fundadores da Felap há 27 anos, que morreu há dois meses na capital do México.

Integrado por cerca de 30 organizações da América Latina, o congresso incorporou outras seis, quatro do México, uma do Equador e outra da República Dominicana.

No encontro, realizado na cidade de Pátzcuaro (300 quilômetros a noroeste da capital do país) foi apresentado o relatório da Comissão de Investigação de Atentados à Imprensa (Ciap), que revelou que desde março morreram no Iraque 17 jornalistas.

O relatório, dirigido pelo chileno Hernán Uribe, indica que na América Latina morreram violentamente 15 jornalistas, razão pela qual a Felap resolveu manter e fortalecer a Ciap.

Também foi formada uma coordenadoria de meios alternativos que pretende "fortalecer as instâncias de trabalho das rádios comunitárias, organizar um encontro de agências alternativas e alentar e alimentar páginas contra-hegemônicas da rede".

No entanto, a Felap não incorporou organizações de jornalismo "alternativo" e adiou por quatro anos, até seu próximo congresso, a modificação de estatutos que permitiriam isso.

Voltar


www.eca.usp.br/prof/josemarques