Novembro de 2011
Publicação Acadêmica de Estudos sobre Jornalismo e Comunicação ISSN 1806-2776
 
Publique
Contato
 


Site da ECA





 

 

 


 

 

 

 

 

 

 



MONOGRAFIAS

A Rádio Universitária da Fundação Cásper Líbero

Por Luciano Victor Barros Maluly e Pedro Serico Vaz Filho*

RESUMO

Este texto relata a história da Rádio Universitária da Fundação Cásper Líbero, experiência que possibilita a integração dos cursos de graduação em comunicação social com o universo de uma emissora de rádio.

O projeto permite aos estudantes da Faculdade Cásper Líbero produzirem e apresentarem programas na Rádio Gazeta AM, emissora pioneira em São Paulo.

Reprodução


PALAVRAS-CHAVE: Rádio Universitária / Jornalismo / Ensino da Comunicação

1. Introdução

A Rádio Gazeta AM 890 Khz surgiu em 15 de março de 1943, quando a emissora encampou a Sociedade Rádio Educadora Paulista (PRA-E), primeira emissora do Estado de São Paulo, com início das transmissões em 30 de novembro de 1923.

Já a Faculdade  Cásper Líbero é a primeira escola da América Latina de ensino superior em jornalismo, com data de 16 de maio de 1947. Ambas integram a Fundação Cásper Líbero, que também conta ainda com a Rádio Gazeta FM 88.1, a TV Gazeta e A Gazeta Esportiva – hoje, Gazeta Esportiva. Net.

Em 1999, um fator transformaria a Rádio Gazeta AM em modelo de rádio-escola. Um dos profissionais mais respeitados do rádio brasileiro, o jornalista e professor Pedro Serico Vaz Filho assume a coordenação da Rádio Universitária, quando as produções ainda eram transmitidas em Ondas Curtas (9685 kHz).

Em 2001, o Jornal Universitário começa a ser transmitido em AM, com uma hora de duração, além da manutenção dos boletins informativos. A partir desse período a participação dos alunos se intensifica, com a realização de reportagens e a criação de quadros.

Em 2002, o rádio completou 80 anos no Brasil e a equipe da Rádio Universitária produziu um vídeo e realizou um evento para comemorar a data. Na ocasião também foi criado um cartão-postal exclusivo para marcar a comemoração. Em 2003, a emissora passa a exibir aos sábados o programa de esportes No Vestiário, projeto que nasceu de um trabalho solicitado em sala de aula e que passa a integrar a Rádio Universitária, com exibição dentro do Jornal Universitário.

Outro programa que surge no mesmo ano é o Antena Ligada, produção de 30 minutos com informações sobre o meio televisivo. Em 2005, ambos os programas veiculam as edições de número 100.

2. Radiojornal Laboratório

A influência da Rádio Universitária da Facasper no ensino do radiojornalismo começa, diretamente, em 20 de maio de 2006, quando o noticiário apresentado pelos estudantes da Faculdade Cásper Líbero passa a ser chamado de Jornal da Gazeta AM, com transmissões em dois horários, das 12 às 13 horas e das 18 às 19 horas. No mesmo ano, como complemento ao projeto, o site da Rádio Universitária é idealizado pelo professor Pedro Vaz, que orienta o estudante Lourenço Menezes, ex-aluno de Publicidade e Propaganda da Facasper, nesta tarefa.

O Jornal da Gazeta AM é transmitido desde 2007, de segunda a sexta, das 18 às 19 horas, com reprise da meia-noite a uma da madrugada. No programa constam informações nacionais e internacionais, com reprodução de notícias do informativo geral, apresentados pelos demais meios e pautas desenvolvidas no próprio setor, incluindo produções desenvolvidas em sala de aula, principalmente nas disciplinas de radiojornalismo da instituição, como reportagens, textos e entrevistas.

A equipe de estudantes da Rádio Gazeta conta com a colaboração voluntária de diversos alunos da Facasper (graduação e pós-graduação), que participam diariamente (outros eventualmente), ora apresentando o radiojornal, ora produzindo matérias, com entradas ao vivo ou gravadas.

Entre as pautas produzidas, das mais variadas editorias, surgem temas sobre educação, tecnologia, saúde, cidadania, com destaque para prestação de serviços e utilidade pública. Eventualmente também ocorre a participação de estudantes de outras instituições, numa participação via intercâmbio.

 Os estudantes que atuam na emissora como estagiários, recebem bolsa integral da instituição para 5 a 6 horas de dedicação, de segunda a sexta-feira. A ajuda inclui auxílio refeição, condução, entre outros benefícios. Os alunos permanecem no setor, por um período de dois anos.

A seleção é realizada seguindo o critério de participação, ou seja, os alunos que participam de forma voluntária na rádio são convocados para o processo seletivo de estagiários, quando abrem as vagas. Os colaboradores assinam contratos de participação, recebendo certificados que têm validade como atividade complementar e curricular.  Atualmente, são oito bolsas disponibilizadas.

O trabalho na rádio universitária funciona também como um celeiro, conseqüência da proposta de rádio escola. Assim o projeto contribuiu para o aprendizado de vários profissionais que hoje atuam em diversos meios de comunicação.

Entre os nomes que passaram pelo estágio e participação na rádio estão os de Emanuel Bomfim (Rádio Eldorado), Felipe Zboril (TV Gazeta e Rádio Web), Gabriel Fabbri (Rádio Tupi), Henrique Guide (Rádio Jovem Pan e Sportv), Maurício Martins (Rádio Globo), Natalie Gedra (Rádio e TV Bandeirantes), Paulo Shimizu (Rede Vida), Petra Chaves (Rádio CBN), Rafael Chináglia (TV Globo), Thiago Dantas (Dário de São Paulo e Diário do Grande ABC), Thiago Gardinali (Rádio Jovem Pan), Alessandro Jodar (TV Globo), Laura Neaime (Rádio Eldorado).

Entre o aspecto que impressiona na trajetória da rádio é a disposição e compromisso dos alunos, em especial, quando iniciam a participação na rádio universitária. Muitos destes estudantes participam diariamente, buscam o aprendizado constante, são pontuais, inclusive nas produções ao vivo, aos sábados e domingos, independente da dificuldade. O contato com as assessorias de comunicação, a legislação vigente, os entrevistados, os ouvintes, os colegas de trabalho, além dos textos e das locuções, conduzem ao exercício direto da profissão.

Destacam-se também produções do site -  www.casperlibero.edu.com.br e ou www.radiogazetaam.com.br - como o programa SPMF (São Paulo Music Factory) criado para abrir espaços às bandas novas. Nem todas as produções foram ao ar. Algumas são exclusivas para o site. Porém, diversas vezes, estas produções tiveram inserções no Jornal da Gazeta AM. O mesmo ocorre com o programa Perdidos no Ar destinado a vários ritmos musicais.

Segundo informações da diretoria da emissora, no site o público é jovem, universitário e na rádio, o público é formado pela população das classes “C”, “D” e “E”,  com destaque para a audiência, na seguinte ordem, Zona Sul, Oeste, Leste, Norte e Centro. A preferência diante da faixa etária e sexo é de mulheres, a partir do 40 anos. 

A Faculdade Cásper Líbero assume a direção integral da Rádio Gazeta AM em 1º junho de 2009 e a programação é produzida por alunos supervisionados pelo prof. Pedro Vaz, que conta ainda com a atuação de profissionais como redatores, apresentadores e técnicos sonoplastas, que desenvolvem as atividades correlatas aos respectivos cargos, com a intensa participação dos estudantes da mencionada instituição de ensino.

3. Considerações Finais

De 2007 a 2009, o Jornal da Gazeta AM foi tema de uma pesquisa do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (Alterjor) do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). O relatório final com os resultados da pesquisa foi entregue ao professor Pedro Vaz no início de 2010, sendo também apresentado no 2º Seminário do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, de 11 a 12 de maio de 2010, na sede da Fundação Cásper Líbero.

As produções da Rádio Universitária são transmitidas pela Rádio Gazeta AM 890 Khz, 49 metros em Ondas Curtas e também via Internet pelo streaming. O objetivo principal é a formação do estudante com foco em cultura e cidadania, possibilitando o desenvolvimento dos alunos e o contato do universitário com o mercado de trabalho, experimentação de produções informativas, comunitárias, educativas e interativas.

A partir de janeiro de 2011, produções da emissora se intensificaram, com um significativo aumento da participação dos estudantes na programação da rádio. O fluxo diário de alunos da Faculdade Cásper Líbero é em média de 50 participantes, em produções como o Movimento Paraolímpico, realizado pelo aluno de RTV, André Gonzales, campeão de natação paraolímpico.

Conta-se ainda com quadros de moda, cidadania, e séries de reportagens desenvolvidas nas disciplinas de rádio. “Aproveitamos os trabalhos radiofônicos dos alunos em apresentações gravadas e ao vivo, para que estas não sejam engavetadas, mas sim incluídas no fluxo de conteúdos”, relata Pedro Vaz [1].

Com o desenvolvimento deste projeto radiofônico, os outros setores da Fundação Cásper Líbero passaram a convergir com a emissora, como o portal Gazeta Esportiva.Net,

que atua com boletins de estagiários na programação. Entre esta linha esportiva da rádio, o programa Nordeste Futebol Clube é uma das produções com diferenciais realizando coberturas dos times do nordeste para o torcedor que vive em São Paulo, e também para aqueles que acompanham nos estados nordestinos, via ondas curtas e pela internet.

A produção e apresentação são realizadas por universitários que, além dos noticiários, desenvolvem reportagens, entrevistas e a locução das partidas, durante a jornada esportiva. Este projeto, referente ao nordeste, foi criado por alunos da pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, por sugestão e orientação do professor Pedro Vaz, que procura também promover os estudantes nas participações de reportagens especiais, que vão ao ar no Jornal da Gazeta AM e nos demais horários da emissora. 

Estes projetos renderam diversas premiações para a instituição de ensino, como as da Câmara Municipal de São Paulo, nos anos de 2007, 2009 e 2010; Primer Premio San Pablo Paulus Rádio (Colômbia), em 2001 e “Lusocom” – para os países de língua portuguesa e espanhola, em 2000.

NOTA

[1] Colaboração para este artigo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GUERRINI JÚNIOR, Irineu. Rádio de Elite: o papel da Rádio Gazeta no cenário sociocultural de São Paulo nos anos quarenta e cinqüenta. IN  Revista Comunicare. Vol. 6. Nº 1. São Paulo: Fundação Cásper Líbero, 2006, pp.25-35.

MENEZES, José Eugênio de Oliveira. Rádio e cidade – veículos sonoros. São Paulo: Annablume, 2007.

VAZ FILHO, Pedro Serico. A História do Rádio Brasileiro na Perspectiva dos Jornais e Revistas do Século XXI. (Dissertação de mestrado). São Paulo: Facasper, 2009.

Relatórios de Pesquisa

MALULY, Luciano Victor Barros. O radiojornalismo na cidade de São Paulo – Jornal da Gazeta AM. (Relatório de Pesquisa). São Paulo: CJE- ECA-USP, Janeiro de 2007-dezembro de 2009.

____________________. Tendências do radiojornalismo na perspectiva do Alterjor (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo). In: 2º Seminário do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir. São Paulo: Facasper, 11 a 12 de maio de 2010.

Periódicos

CASSIANO, Carolina. Cuidados na hora de inovar. São Paulo: A imprensa, Julho de 2002, p. 7.

DOURADO, Natália & CARDARELLI, Renata. No ar, a Rádio Universitária. São Paulo: A imprensa, Dezembro de 2007, pp. 4-5.

FREITAS, João. Alunos no Rádio. São Paulo: A imprensa, Fevereiro de 2006, p. 4.

MENDONÇA, Camila. Sintonia ampliada. São Paulo: A imprensa, Maio de 2008, p. 9.

PRADO, David. Rádio-Escola. São Paulo: A imprensa, Abril de 2006, p. 5.

“AGORA”. Rádio Gazeta será a primeira emissora universitária do país. São Paulo: Agora, 29 de abril de 2002, p. C-1.

______________. Gazeta Universitária estréia segunda. São Paulo: Agora, 17 de maio de 2002, p. C-12.

______________. Alunos de volta. São Paulo: Agora, 29 de outubro de 2002, p. C-9.

SOUZA, Nivaldo. As novas vozes da Gazeta AM. São Paulo: A imprensa, Junho de 2006, p. 8.

Arquivos Sonoros

JORNAL DA GAZETA AM. IN Rádio Gazeta AM 890 kHz. São Paulo: Rádio Gazeta AM 890 kHz, Janeiro a Julho de 2008, CDs.

Internet

http://www.facasper.com.br/
http://www.facasper.com.br/radiouniversitaria/

Entrevistas

Pedro Serico Vaz Filho (diversas – 2008-2011)

Estagiários do Jornal da Gazeta AM (diversas – 2008-2009)

*Luciano Victor Barros Maluly é doutor em Ciências da Comunicação e professor de Radiojornalismo na ECA-USP. Pedro Serico Vaz Filho é mestre em Comunicação Social, diretor da Rádio Universitária e professor de Radiojornalismo da Facasper.

 

 







Revista PJ:Br - Jornalismo Brasileiro | ISSN 1806-2776 | Edição 14 | Novembro | 2011
Ombudsman: opine sobre a revista