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Dossiê

JORNALISMO
EM ARCOS/MG

Fator de
desenvolvimento
regional

Por Filomena Bomfim*

Reprodução

Os trabalhos apresentados no III Encontro Nacional da Rede Alcar, em Novo Hamburgo, materializam o objetivo geral de um projeto interdis-ciplinar dos cursos de Comunicação Social da PUC Minas Arcos.

Seu propósito é estimular a produção de trabalhos interdisciplinares em que se possa verificar indícios da implementação das articulações teoria/prática, ensino/pesquisa/extensão, assim como da flexibilização curricular na vida acadêmica dos discentes.

Para tanto, trabalhou-se com a possibilidade de solicitar como avaliações globais a elaboração de artigos científicos em sala de aula dentro das disciplinas Jornalismo Comparado (7º Período) e Crítica Midiática (5º Período) no curso de Jornalismo, além de Comunicação Comparada (7º Período) e Crítica Midiática (5º Período) no curso de Publicidade e Propaganda.

Também percebeu-se a possibilidade de motivar egressos, autores de monografias de boa qualidade, a transformá-las em artigos, ampliando assim as possibilidades do programa de acompanhamento de egressos.

O início da iniciativa foi tímido, mas pode-se notar o envolvimento dos demais alunos dos cursos de Comunicação Social, quando do retorno do primeiro grupo de alunos ao campus depois de terem participado do IX Regiocom - Conferência Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, em Araçatuba (SP).

A apresentação dos trabalhos levados ao mencionado Congresso, no evento semestral Vitrine Interdisciplinar, foi decisiva para que os mais resistentes fossem vencidos pelo entusiasmo crescente da maioria.

Por isso, já faz parte da rotina dos cursos de Comunicação Social da PUC Minas Arcos a atenção aos encontros da área, para que a participação seja consagrada com a apresentação de artigos, que, sem dúvida alguma, enriquecem os currículos e a produção pessoal de cada um dos envolvidos.

Como Coordenadora de Pesquisa e Atividades Interdisciplinares dos cursos de Comunicação Social reconheço o quão estafante é o acompanhamento e orientação no sentido de propiciar o nascimento de textos que colaborem para o aprofundamento da pesquisa na graduação.

Entretanto, o fato de considerar tais trabalhos como setas que impulsionam os alunos sempre à frente, pelos caminhos da iniciação científica, enche-me de energia para prosseguir nessa empreitada, através do envolvimento de mais docentes do curso nessa iniciativa.

Alguns já se mostram movidos pela possibilidade de enriquecer seus currículos, publicando junto com seus alunos, condição sine qua non para ingresso em programas de Mestrado e Doutorado em Comunicação Social.

Contudo, muito mais que isso, participar dessa iniciativa constitui uma possibilidade de acompanhar o nascimento e amadurecimento do sentido e importância da pesquisa na vida do comunicador social.

Apesar do panorama promissor não nos é permitido descansar. Nossa área é carente de pesquisa aplicada e um número significativo desses artigos tem propiciado o surgimento de projetos de transformação social visível tanto na vida dos discentes envolvidos quanto na realidade da região que habitam.

Tais produções constituem agora, mais do que nunca, fator de desenvolvimento regional. Vale a pena apostar na interdisciplinaridade no campo da Comunicação! Ela ilumina a pesquisa, aprofunda as atividades didático-pedagógicas em sala de aula e provoca o desabrochar de projetos extensionistas.

Seguiremos publicando, para que um dia a PUC Minas Arcos seja referência nacional no campo da Comunicação Social.


*Filomena Bomfim é Coordenadora de Pesquisa e de Atividades Interdisciplinares dos Cursos de Comunicação Social da PUC-Minas, em Arcos/MG.

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