......................................................................pjbr@eca.usp.br





...
...

T


Thomaz Farkas

Jornalista, fotógrafo, cineasta, engenheiro, professor e empresário, Thomaz Jorge Farkas é considerado um dos pioneiros da fotografia moderna no Brasil.

Nasceu em Budapeste, na Hungria, em 17 de setembro de 1924, veio para o Brasil em 1930 e naturalizou-se brasileiro em 1949. Engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP, doutorou-se em 1977 pela ECA, instituição da qual foi professor durante vinte anos e onde ajudou a implantar o curso de jornalismo.

A partir de 1968, correu o país naquela que ficou conhecida como "Caravana Farkas" e dirigiu, produziu e/ou co-produziu mais de 30 filmes documentários de curta e média-metragem e oito longas-metragens, pelos quais recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior.

Amigo e companheiro de personalidades como Cicillo Matarazzo e Mario Pedrosa, fundou em 1979 a Galeria Fotoptica, foi diretor da Fundação Bienal de São Paulo, da qual atualmente é conselheiro, é membro fundador do MAM de São Paulo, além de ser presidente do Conselho da Cinemateca Brasileira.

O livro Thomaz Farkas, fotógrafo traz seu olhar sobre o Brasil das décadas de 40, 50 e 60, registrando cenas como a construção de Brasília, a Bienal de São Paulo e os balés russos em turnê, além de instantâneos de personalidades como Glauber Rocha, Juscelino Kubitschek e Flávio de Carvalho.

Internacionalmente aclamado, em 2000 foi premiado com a "Medalha Ordem do Mérito Cultural", pelo presidente da República.

Três obras: Nossa Escola de Samba (1965), Thomaz Farkas, fotógrafo (1997) e Hermeto, Campeão (1980).

Crédito: Marcelo Januário

Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques