......................................................................pjbr@eca.usp.br





...
...

R


Rui Barbosa

Rui Barbosa nasceu em Salvador (BA), em 5 de novembro de 1849.

Advogado, político, jurista, jornalista, diplomata, ensaísta e orador, bacharelou-se em 1871 em Ciências Jurídicas e Sociais pela Academia de Direito de São Paulo. Iniciando na política, foi eleito deputado pela Província da Bahia em 1878 e deputado geral em 1879, permanecendo no cargo até 1884.

Defendeu o sistema federativo nas páginas do Diário de Notícias e o fim da escravidão no Jornal do Commercio. No Governo Provisório de Deodoro da Fonseca, tornou-se ministro da Fazenda e vice-chefe do governo. Elegeu-se membro da Assembléia Constituinte e foi redator do projeto da Carta Constitucional da República. Já como redator-chefe do Jornal do Brasil, abriu campanha contra a situação florianista e, com a revolta da Armada em 1893, foi forçado a exilar-se em Londres.

Restaurada a ordem civil, voltou ao Brasil e foi reeleito senador pela Bahia em 1895. Em 1907, representou o Brasil na Conferência Internacional de Haia, defendendo a igualdade entre as nações num foro dominado pelas grandes potências. Nomeado Presidente de Honra da 1a Comissão, tornou-se ídolo nacional, chamado de Águia de Haia.

Candidato a presidente da República por três vezes, em 1921 elegeu-se como o mais votado Juiz da Corte Permanente de Justiça Internacional na Liga das Nações. Faleceu em Petrópolis (RJ) em 1o de março de 1923.

Três obras: O Marquês de Pombal (1882), Cartas da Inglaterra (1896) e Oração aos Moços (1920/1921).

Crédito: Marcelo Januário

Voltar

 

www.eca.usp.br/prof/josemarques