......................................................................pjbr@eca.usp.br





...
...

P


Pompeu de Souza

Roberto Pompeu de Souza Brasil nasceu em Redenção (CE), em 22 de março de 1914. Jornalista, escritor, professor e político, diplomou-se em sociologia e psicologia. Foi para o Rio em 1931 e inicialmente trabalhou nos jornais O Meio-Dia e A Folha Carioca. Dentre as suas contribuições para modernizar o jornalismo brasileiro, quando liderava a redação do Diário Carioca, estão a introdução do lide americano em 1950 e a criação do sublide, a adoção do texto modernista, a criação do copidesque (que no Brasil passou a designar o próprio editor de originais) e a elaboração de um pioneiro manual de redação na imprensa brasileira. Também foi idealizador, fundador, primeiro diretor e professor emérito do Curso de Comunicação da Universidade de Brasília.

Foi presidente do Sindicato dos Escritores, membro da Associação Nacional dos Escritores e diretor da Editora Abril. Na esfera política, foi secretário de imprensa do governo parlamentar em 1961, ajudou a criar o PMDB, foi presidente do Comitê de Anistia e um dos primeiros senadores do Distrito Federal, secretário da educação e autor do projeto do Estatuto da Cidade (1989), que promove o planejamento urbano de forma sustentável.

Líder de classe, Pompeu de Souza propôs o texto que se transformou no artigo 220 da Constituição, que estabelece a proteção legal da liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social. Faleceu aos 77 anos, ainda senador, em 11 de junho de 1991.

Três obras: Eleições de 1962: Decomposição Partidária e Caminhos da Reforma (1964), Bilhetinhos a Jânio (1987) e Pompeu de Sousa na Constituinte.

Crédito: Marcelo Januário

Voltar

 

www.eca.usp.br/prof/josemarques