......................................................................pjbr@eca.usp.br





...
...

M


Marques de Melo

José Marques de Melo é jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico.

Nascido em Palmeira dos Índios (Estado de Alagoas), obteve os títulos de Bacharel em Jornalismo (Universidade Católica de Pernambuco, 1964), Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Universidade Federal de Pernambuco, 1965) e Pós-Graduado em Ciências da Informação Coletiva (Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, Quito, Equador, 1966).

Começou a trabalhar como jornalista, em 1959, integrando as equipes dos jornais Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas (Maceió), atuando depois no Jornal do Commércio e Última Hora - Nordeste (Recife), A Gazeta e O São Paulo (São Paulo) e Revista de Cultura Vozes (Petrópolis, RJ). Colaborou ainda como articulista dos jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Correio Braziliense (Brasília), Zero Hora (Porto Alegre), Diário do Grande ABC (São Paulo), Diário de Pernambuco (Recife) e A Tarde (Salvador).

Iniciou a carreira acadêmica em 1966 como Assistente do Professor Luiz Beltrão, no Instituto de Ciências da Informação da Universidade Católica de Pernambuco (Recife), transferindo-se logo em seguida para São Paulo. Nessa ocasião, foi convidado por Octávio da Costa Eduardo para trabalhar como Diretor de Pesquisas do INESE - Instituto de Estudos Sociais e Econômicos, onde começou a ganhar reputação como pesquisador comunicacional. Fundou, em 1967, o Centro de Pesquisas da Comunicação Social, mantido pela Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, então vinculada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ali obteve os títulos de Doutor em Ciências da Comunicação, Livre-Docente, Professor-Adjunto e Professor Catedrático de Jornalismo. Foi o responsável pela implantação do Departamento de Jornalismo e Editoração, unidade que dirigiu durante vários anos, atividade somente interrompida durante o regime militar, quando esteve impedido de exercer a docência em universidades públicas brasileiras. Anistiado em 1979, reassumiu sua cátedra na USP, exercendo-a em regime de dedicação exclusiva ao ensino e à pesquisa. Durante a gestão do Reitor José Goldemberg, foi escolhido pela comunidade acadêmica e por ele nomeado em 1989 para exercer o cargo de Diretor da ECA-USP, mandato cumprido até 1993, findo ao qual decidiu aposentar-se voluntariamente da instituição.

Primeiro Doutor em Jornalismo titulado por universidade brasileira (1973) foi agraciado com bolsa de pós-doutorado da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para realizar estudos avançados de comunicação nos Estados Unidos, onde contou com o respaldo acadêmico do MUCIA (Consórcio Universitário do Meio-Oeste, integrado pelas universidades de Wisconsin, Minesotta, Indiana, Illinois e Michigan) durante o ano acadêmico 1973-1974.

Posteriormente, recebeu bolsa de estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para desenvolver estudos na Universidade Complutense de Madrid (Espanha), durante o ano letivo de 1988. Em 1992 foi nomeado Catedrático UNESCO de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Em 1996 foi agraciado com o título Tinker Visiting Professor do Institut for Latin American Studies da University of Texas at Austin (USA).

A convite do Reitor Carlos Vogt, co-fundou o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1994), onde vem colaborando como Pesquisador Senior, vinculado ao Projeto de Estudos de Jornalismo Científico apoiado pelo PRONEX-CNPq.

Dirigiu a Faculdade de Ciências da Comunicação da UMESP - Universidade Metodista de São Paulo, no triênio 1997/2000, quando realizou ampla reforma pedagógica, sintonizada com as novas diretrizes curriculares do Ministério da Educação. Nessa mesma entidade, já havia atuado durante o período em que esteve afastado de sua funções docentes na USP, oportunidade em que exerceu o cargo de Coordenador do Centro de Pós-Graduação, nomeado pelo então Reitor B. P. Bittencourt.

Formou várias gerações de jornalistas e de pesquisadores acadêmicos, tendo dirigido mais de 60 dissertações de Mestrado e 25 teses de Doutorado no âmbito das Ciências da Comunicação.

Atuou como pesquisador/professor visitante em várias universidades estrangeiras e proferiu conferências em importantes centros na Europa, Oceânia e Américas do Norte, Central e do Sul. No Brasil, colaborou como professor-visitante ou ministrou aulas magnas em dezenas de universidades por todo o país. Exerceu ainda os cargos de Presidente da Comissão de Especialistas em Comunicação Social do Ministério da Educação (Brasília, 1986/1989), Membro do Comitê Assessor da área de Comunicação, bem como do Conselho Deliberativo do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasília, 1985/1992).

Coordenou várias coletâneas e publicou mais de duas centenas de artigos em periódicos científicos, nacionais e estrangeiros, bem como em jornais e revistas de grande circulação no Brasil e América Latina.

Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e na Universidade Metodista de São Paulo, sendo Titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Atua ainda como Consultor Científico da Fundação CAPES - Ministério da Educação (Brasília), FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Conselheiro da EAS - Fundação Professor Edevaldo Alves da Silva de Amparo à Educação (São Paulo).

Diretor-responsável da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação e colunista das revistas Imprensa (Brasil) e Etcétera (México), é também idealizador da Rede Alfredo de Carvalho para o Resgate da Memória e a Construção da História da Imprensa no Brasil. Atua ainda como inspirador intelectual de três Redes Internacionais - CELACOM, LUSOCOM e MERCOMSUL - e de três Redes Nacionais - REGIOCOM, FOLKCOM e COMSAÚDE.

Foi agraciado com as seguintes distinções honoríficas: Prêmio Wayne Danielson de Ciências da Comunicação - University of Texas (Austin, USA), Medalha Rui Barbosa do Ministério da Cultura (Rio de Janeiro), Professor Honoris da Universidade Católica de Santos (São Paulo), Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A Universidade Metodista de São Paulo deu o nome de "José Marques de Melo" ao Acervo do Pensamento Comunicacional Latino-Americano, inaugurado em 1999, pela Cátedra de Comunicação ali mantida em convênio com a UNESCO. Homenageado pela Universidade Católica de Pernambuco, durante as comemorações dos 50 anos daquela instituição, teve sua biografia intelectual registrada no livro Grandes Nomes da Comunicação - José Marques de Melo, organizado por Maria Cristina Gobbi (Recife, UNICAP, 2001, 341 p.).

Três obras: Comunicação Social: Teoria e Pesquisa (1970), A Opinião no Jornalismo Brasileiro (1985) e Teoria da Comunicação: Paradigmas Latino-Americanos (1998).

Crédito: Profa. Dra. Ruth Vianna

Voltar

 

www.eca.usp.br/prof/josemarques