...................................................................... pjbr@eca.usp.br





...
...

L


Lúcio Flávio Pinto

Brasileiro, Lúcio Flávio Pinto nasceu em Santarém (PA) em 23/09/49.

Jornalista profissional desde 1966. Começou em A Província do Pará, de Belém, trabalhando em seguida no já extinto Correio da Manhã, do Rio de Janeiro. A partir de então percorreu as redações de algumas das principais publicações da imprensa brasileira, tendo permanecido por 17 anos em O Estado de S.Paulo. Participou de alternativos como Opinião, Movimento e Versus, e fundou órgãos semelhantes, como o Bandeira 3, em Belém, em 1975.

Em 1988 deixou a grande imprensa. Dedicou-se ao Jornal Pessoal, newsletter quinzenal que escreve sozinho há 15 anos, baseada em Belém, e, mais recentemente, à Agenda Amazônica, mensário que durou dois anos, tendo sua circulação suspensa no final de 2001. Até recentemente escreveu uma coluna semanal sobre a Amazônia para o site da Agência Estado, do jornal O Estado de S.Paulo.

No jornalismo, recebeu quatro prêmios Esso e dois Fenaj, da Federação Nacional dos Jornalistas, que em 1988 considerou o Jornal Pessoal a melhor publicação do Norte e Nordeste do país. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d'oro per la pace, juntamente com o deputado da Irlanda do Norte John Hume, que, no ano seguinte, ganharia o Prêmio Nobel da Paz.

Tem nove livros individuais publicados, todos sobre a Amazônia, os últimos dos quais são: Hidrelétricas na Amazônia e Internacionalização da Amazônia. É co-autor de numerosas outras publicações coletivas, dedicadas à Amazônia e ao jornalismo. Já participou, como conferencista, de dezenas de encontros dedicados a temas amazônicos, no Brasil e no exterior. Participou, em Paris, em 1990, da sessão do Tribunal Permanente dos Povos dedicada à Amazônia.

É sociólogo, formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1973). Foi professor visitante (1983/84) do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida em Gainesville, EUA. Foi professor visitante no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará.

Crédito: Maria do Socorro Veloso

Voltar

 

www.eca.usp.br/prof/josemarques