......................................................................pjbr@eca.usp.br





...
...

C


Cásper Líbero

Cásper Líbero nasceu em Bragança Paulista (SP), em 2 de março de 1889. Formou-se em Direito no Largo São Francisco em 1909, mas não chegou a advogar. Em 1911, fundou o jornal Última Hora, ao lado de Olegário Mariano, Raul Pederneiras, Luiz Peixoto e J. Carlos. Em 1913, inaugurou a primeira agência brasileira de notícias, a Agência Americana, ingressando posteriormente na redação de O Estado de S. Paulo, onde se tornou diretor da sucursal do jornal no Rio de Janeiro, então Capital Federal.

Após rápida experiência em cargo público como procurador da Fazenda Nacional no Mato Grosso, assumiu A Gazeta, primeiro jornal brasileiro a ser impresso em cores e a ter cadernos especializados. Em 1928, criou a Gazeta Esportiva e nos anos seguintes as Gazetas Infantil, Juvenil, Magazine e Ilustrada Esportiva.

Por participar ativamente da Revolução Constitucionalista de 1932, a Gazeta foi destruída por simpatizantes de Getúlio Vargas. Cásper Líbero foi levado ao exílio, primeiro nos EUA e depois na França, onde permaneceu por dois anos. Em 1934, retorna ao Brasil e com a indenização que recebe do Estado por danos, constrói o Palácio da Imprensa, complexo com redação, arquivo, parque gráfico, administração e auditório.

Firmou-se como pioneiro da mídia eletrônica ao inaugurar, em 1943, a Rádio Gazeta, embrião da Fundação Cáster Líbero, hoje atuante com jornais, rádio, TV e internet. Faleceu em 27 de agosto de 1943, em um acidente aéreo. Em seu testamento, Cásper determinou a criação de uma escola de jornalismo, a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, a primeira da América Latina a formar profissionais na área.

Crédito: Marcelo Januário

Voltar

 

www.eca.usp.br/prof/josemarques