......................................................................pjbr@eca.usp.br





...
...

C


Carlos Lacerda

Carlos Frederico Werneck de Lacerda nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 30 de abril de 1914. Jornalista, empresário e político, em 1930 iniciou sua carreira no Diário de Notícias como auxiliar da poeta Cecília Meirelles. Em 1939, ganhou o seu primeiro emprego fixo com uma reportagem para o Observador Econômico e Financeiro. Atuou no Diário Carioca, depois na Agência Meridional e chegou à chefia de redação de O Jornal.

Em 1945, entrevistou José Américo de Almeida e publicou na íntegra o texto da entrevista, fato que obrigou o Governo de Vargas a extinguir a censura à imprensa. Em 1946, trabalhando no Correio da Manhã, publicou diariamente uma coluna intitulada "Tribuna da Imprensa". Vereador mais votado da eleição daquele ano, renunciou ao mandato em protesto à restrição da liberdade dos vereadores imposta pelo governo.

Em 1949, após uma campanha para levantar recursos financeiros, consegue fundar a Tribuna da Imprensa, jornal que dirigiu até registrar sua candidatura ao Governo do Estado.
Deputado federal (também mais votado) e depois governador da Guanabara, entre atentados, prisões e exílios participou da deposição de Vargas em 1945, foi a principal personagem no processo de denúncia que levou Getúlio Vargas ao suicídio em 1954; participou ativamente da campanha que tentou impedir a posse de Juscelino Kubitschek e foi um dos líderes do golpe de 31 de Março em 1964.Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 21 de maio de 1977.

Três obras: Desafio e Promessa: o Rio São Francisco (1960), Xanan e Outras Histórias (1960) e O Poder das Idéias (1962).

Crédito: Marcelo Januário

Voltar

 

www.eca.usp.br/prof/josemarques