......................................................................pjbr@eca.usp.br





...
...

C


Castelo Branco

Vitorino Prata Castelo Branco, advogado, professor, empresário e jornalista, nasceu em Itirapina (SP) em 1904. Bacharel pela UFF/RJ (1956) e doutor em direito pela USP (1958), além de diplomado pela S.A.P.R. da Argentina, Castelo Branco foi um dos pioneiros do ensino de jornalismo no Brasil. Seus cursos por correspondência, divulgados através da Revista Mensal de Ensino Prático (1937), da qual era diretor, versavam sobre diversas áreas, além de jornalismo, como farmácia, contabilidade, taquigrafia, publicidade, corte e costura e outras.

Ele próprio possuía especialização em filosofia do direito, medicina legal, psicologia jurídica, criminologia e jornalismo, com diplomas e certificados nestas áreas. Ao ser acusado de charlatanismo e publicamente perseguido, Castelo Branco abandonou definitivamente as atividades em comunicação para se dedicar à advocacia criminal, tendo publicado então diversos livros sobre direito penal.

Professor da Faculdade de Direito de Guarulhos (SP), da Faculdade de Administração de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Direito, também foi diretor do Instituto Paulista de Comércio, presidente da Associação Educacional de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Direito Criminal e membro do Instituto dos Advogados, da Associação Paulista de Direito e da Sociedade de Criminologia de Paris.

Agraciado, entre outros, pelo prêmio "Aníbal Freire" da ABL, recebeu com solenidade a "Medalha do Cinqüentenário", concedida pela USP em 1984. Faleceu em 1994, aos 90 anos.

Três Obras: Jornalistas de Todo o Brasil, Uni-vos (1944), Curso de Jornalismo (1945) e Das Defesas dos Crimes Contra o Patrimônio (1968).

Crédito: Marcelo Januário

Voltar

 

www.eca.usp.br/prof/josemarques