......................................................................pjbr@eca.usp.br





...
...

B


Barbosa Lima Sobrinho

Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho nasceu em Recife (PE), em 22 de janeiro de 1897.Advogado, jornalista, ensaísta, historiador, professor e político, formou-se na Faculdade de Direito do Recife em 1917 e iniciou a carreira jornalística em sua cidade natal. Entre 1919 e 1921, escreveu no Diário de Pernambuco, Jornal Pequeno e Jornal do Recife. Em 1921, mudou-se para o Rio de Janeiro e ingressou no Jornal do Brasil, onde foi editor-chefe e, por mais de meio século, colunista político. Foi ainda colaborador do Jornal do Commercio, Revista de Direito, Revista Americana, Correio do Povo e Gazeta.

Na política, foi por três vezes deputado federal por Pernambuco, presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool e governador do Estado de Pernambuco. Foi procurador da Prefeitura do Distrito Federal, professor do ensino superior nos cursos de Ciências Sociais e Econômicas e regeu a cadeira de Política Financeira e de História Econômica na Faculdade de Ciências Econômicas Amaro Cavalcanti, do Estado da Guanabara.

Imortal da ABL desde 1938 e presidente de honra da Associação Brasileira de Imprensa, Barbosa Lima Sobrinho encabeçou o manifesto pedindo o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo em 1992, participou das manifestações contrárias às privatizações de empresas públicas em 1994 e foi enredo da escola de samba União da Ilha no carnaval carioca de 1999. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 103 anos de idade, no dia 16 de julho de 2000.

Três obras: O Problema da Imprensa (1923), A Revolução Praieira (1949) e A Língua Portuguesa e a Unidade do Brasil (1958).

Crédito: Marcelo Januário

Voltar

 

www.eca.usp.br/prof/josemarques