...................................................................pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Destaques


Encontro de Florianópolis
consolida Rede Alfredo de Carvalho

A Rede Alfredo de Carvalho para o Resgate da Memória da Imprensa e a Construção da História da Mídia – Rede Alcar – realizou em Florianópolis, nos dias 15-17 de abril, tendo como anfitriã a Universidade Federal de Santa Catarina, o seu II Encontro Nacional.

O evento, organizado pela Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo, teve a intenção de fazer um balanço das pesquisas históricas sobre a mídia brasileira produzidas por instituições de todo o país. Foram ali apresentados e debatidos os resultados de 120 pesquisas, tratando não apenas do desenvolvimento nacional das principais profissões midiáticas (jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda), mas também de aspectos relacionados com as indústrias midiáticas (imprensa, rádio, televisão, fotografia, quadrinhos, mídia digital etc.).

O encontro, que registrou duas centenas de participantes, foi aberto solenemente na noite do dia 15 (quinta-feira), no Hotel Praiatur, pelo Prof. Dr. Rodolfo Pinto da Luz, Reitor da UFSC, e encerrado na noite do dia 17 (sábado) pela Jornalista Beth Costa, Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ -, que enalteceram a importância da preservação da memória dos meios de comunicação de massa, que registram cotidianamente a História da Sociedade Brasileira.

A coordenação geral do evento esteve a cargo do Prof. Dr. Francisco Karam, chefe do Departamento de Jornalismo da UFSC, que assinalou a significação da II Encontro Nacional da Rede Alcar como o ponto alto das comemorações dos 25 anos de fundação do Curso de Jornalismo daquela universidade, que também iria sediar, nos dias imediatamente posteriores, o Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo.

Ele coordenou uma equipe de meia centena de voluntários, entre professores, estudantes e funcionários, que se encarregou da preparação dos eventos, bem como da sua divulgação em tempo real, através da produção de boletins noticiosos que faziam a cobertura completa dos acontecimentos ali protagonizados pelos historiadores midiáticos de todo o país.

Durante o II Encontro da Rede Alcar foi lançado o CDRom contendo a íntegra dos trabalhos ali apresentados e debatidos, que oportunamente estarão acessíveis a todos os interessados, através do site: www.jornalismo.ufsc.br/redealcar .

Aa conferência de abertura do evento foi proferida pelo Diretor do Museu de Imprensa de Portugal, Jornalista Luis Humberto Marcos, que dissertou sobre a significação pedagógica dos museus midiáticos, lançando a idéia de se criar um Museu Virtual da Imprensa Lusófona como parte das comemorações do Bicentenário da Imprensa Brasileira, previstas para 2008.

Nessa ocasião, a Dra. Esther Bertoletti, Diretora da Divisão de Acervos e Difusão da Biblioteca Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, ali também representando o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, anunciou o empenho das entidades culturais sediadas no Rio de Janeiro no sentido de promover, em 2008, na antiga capital federal, um Congresso Internacional de História da Imprensa e da Mídia, culminando o roteiro das celebrações que, desde 2001, estão sendo capitaneadas pela Rede Alfredo de Carvalho.

Tal compromisso foi também reiterado, na Plenária de Encerramento do Encontro de Florianópolis, pela Profa. Dra. Ana Arruda Callado, Representante da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, e pela Profa. Dra. Marialva Barbosa, Representante da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM.

O balanço feito pelos coordenadores dos Grupo de Estudos de História da Mídia – Jornalismo (Marialva Barbosa), Publicidade e Propaganda (Adolpho Queiroz), Relações Pùblicas (Claudia Moura), Mídia Impressa (Luis Guilherme Pontes Tavares), Mídia Sonora (Ana Baum), Mídia Visual (Sonia Luyten), Mídia Audiovisual (Ruth Vianna) e Mídia Digital (Walter Lima Jr.) – sinalizavam positivamente, merecendo o endosso da plenária para a sua continuidade. Um novo Grupo de Estudos foi instituído para inventariar a História da Mídia Alternativa.

As últimas decisões tomadas pelos participantes do Encontro de Florianópolis foram a de acolher a proposta do Centro Universitário FEEVALE, que se candidatara para sediar e organizar na cidade de Novo Hamburgo (RS) o III Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, no período de 14-16 de abril de 2005, bem como a oferta feita pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR – para sediar o encontro de 2006. O encontro de Novo Hamburgo deverá focalizar o tema "História da Mídia Regional", enquanto o encontro cogitado para a cidade de Fortaleza poderá vir a privilegiar a "História da Censura Midiática".

O Presidente do Comitê Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, Prof. Dr. José Marques de Melo, Professor Emérito da Universidade de São Paulo e Titular da Cátedra UNESCO da Universidade Metodista de São Paulo, pronunciou o discurso de clausura do Encontro de Florianópolis, congratulando-se com os organizadores do evento, augurando também longa vida e profícua trajetória ao Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição que tem contribuído de forma eficaz para elevar os padrões de qualidade do jornalismo brasileiro.

Ele finalizou sua intervenção dizendo que a Rede Alfredo de Carvalho saia fortalecida daquele evento, otimizando os resultados no encontro pioneiro do Rio de Janeiro (2003) e projetando novas conquistas para as reuniões anunciadas para Novo Hamburgo (2005) e Fortaleza (2006).

Para tanto, emulou os coordenadores e representantes dos Núcleos Regionais já estabelecidos – Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul – a mobilizarem as novas gerações de historiadores midiáticos, desvendando capítulos inéditos da aventura comunicacional brasileira, bem como a disseminar a consciência preservacionista, cultivando as fontes indispensáveis ao trabalho dos historiadores do futuro.

Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques