...................................................................pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Destaques


A esfinge midiática

Novo livro de Marques de Melo reflete sobre as relações da sociedade brasileira com o sistema midiático

A Editora Paulus está anunciando o novo livro escrito pelo professor José Marques de Melo, intitulado A esfinge midiática. O lançamento nacional será feito no próximo dia 30 de março, às 14 horas, no campus da UMESP, em São Bernardo do Campo, SP, durante o CELACOM 2004 – Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação.

Nessa obra o autor faz um desafio para superar a inércia e a hesitação com que a sociedade brasileira vem se confrontando com o sistema midiático (imprensa, rádio, televisão, vídeo, internet etc.). Ele afirma que a orfandade intelectual decorrente da crise das ideologias e o tecnofobismo cultivado pelas vanguardas acadêmicas estão produzindo um sentimento difuso de amor e ódio à mídia. Em função disso, a “esfinge midiática” permanece indecifrada, atemorizando a economia, domesticando a política, aniquilando as identidades culturais.

Para enfrentar a questão, o autor organizou uma agenda capaz de suscitar a reflexão sobre a trajetória das indústrias midiáticas em nosso país. O livro está dividido em três partes. A primeira oferece um ordenamento do campo midiático no interior do pensamento comunicacional contemporâneo. A segunda focaliza de modo não apocalíptico o carnaval, as telenovelas, as festas populares e os eventos científicos midiatizados em território nacional. A terceira revela a intervenção pública do autor no debate sobre as políticas de comunicação e os projetos culturais em desenvolvimento no Brasil atual.

José Marques de Melo é jornalista, professor e pesquisador. Membro da equipe fundadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, lecionou em universidades americanas e européias, dirigindo presen-temente a Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Autor de vários livros, entre eles História do Pensamento Comunicacional (Paulus), História Social da Imprensa (Edipucrs), Jornalismo Brasileiro (Sulina) e Jornalismo Opinativo (Mantiqueira).

A esfinge midiática (335 páginas., preço unitário: R$ 30,00) pode ser encontrada nas livrarias de todo o país. Informações mais detalhadas sobre o livro podem estão disponíveis no site: www.paulus.com.br.

Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques