...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Destaques


A saga dos cães perdidos

Por Juliane Guzzoni*

O trajeto de homens e mulheres cujo instrumento de trabalho era a caneta, o papel, a máquina de escrever e, mais recentemente, o computador.

"A história do jornalismo reflete de forma bastante próxima a própria aventura da modernidade". A frase dá início a um enredo bem elaborado, descrito pelo professor Ciro Marcondes Filho, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Desde que surgiram, duzentos anos atrás, os jornais e os jornalistas provocaram uma verdadeira reviravolta na sociedade, que foi colocada em observação e se tornou debate. No entanto, diante das transformações por que passa o mundo contemporâneo onde a informação ganha espaços cada vez maiores e ao mesmo tempo se estende e se dispersa, com a internet e outros sistemas de transmissão e consulta de informações, o jornalismo parece perder espaços.

Ciro Marcondes descreve e analisa cuidadosamente no livro "Comunicação e Jornalismo – A saga dos cães perdidos", o desafio que é permanecer em uma atividade cada vez mais fragmentada nas teias de novos meios de comunicação e informação, afastando-se de sua forma original. Editado pela Hacker Editores, o livro é o terceiro volume da coleção Comunicação, uma coletânea de obras que trazem à tona discussões em torno da mídia, da política, pesquisa, da educação, do discurso.

A saga dos cães perdidos permite que o leitor conheça as etapas por que passou o jornalismo desde sua origem. Os impasses colocados diante do jornalismo contemporâneo são colocados de forma instigadora. O autor traz ainda uma aguçada perspectiva crítica que procura desfazer críticas e estereótipos e tenta identificar os fenômenos que desnorteiam hoje a atividade jornalística. O livro faz uma reconstituição da saga desse importante grupo humano que nos últimos duzentos anos provocou verdadeiras revoluções na maneira de ver, sentir e vivenciar o mundo e mostra que, apesar de terem perdido o faro investigativo, a fúria desbravadora e a coragem de tudo desvendar, os cães estão por aí.

Marcondes Filho apresenta um trajeto desses homens e mulheres cujo instrumento de trabalho era a caneta, o papel, a máquina de escrever e, mais recentemente, o computador. Comunicação e Jornalismo – A saga dos cães perdidos é uma leitura indicada para estudantes, jornalistas e curiosos, envolvidos ou não com a comunicação, mas interessados em conhecer esta história que compões a história deste país que tem sido diariamente desvendado.

O professor Ciro Marcondes Filho é professor titular na Escola de Comunicação e Artes da USP. Concluiu o doutorado na Universidade de Frankfurt e fez pós-doutoramento na Universidade de Grenoble. Escreveu também "A viagem pela irrealidade da comunicação"; "A civilização místico-tecnológica do século 21"; "Sociedade tecnológica"; "Televisão, a vida pelo vídeo" e "Cenários do novo mundo".

O site da Hacker Editores é www.hacker-editores.com.br

*Juliane Guzzoni é jornalista.
<Jguzzoni@uol.com.br>


Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques