...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Destaques


Tese de livre docência de
Marques de Melo é reeditada

Por Márcia Furtado Avanza

A tese de livre-docência A opinião no Jornalismo Brasileiro defendida pelo professor José Marques de Melo está sendo reeditada pela Editora Mantiqueira, de Campos do Jordão. O relançamento do livro, agora com o título Jornalismo Opinativo, está previsto para os dias 01 a 03 de maio, no VI Fórum de Professores de Jornalismo, a ser realizado em Natal, Rio Grande do Norte.

Segundo o professor Antonio F. Costella, responsável pela segunda edição, uma das características fundamentais da obra do professor Marques de Melo é a atualidade. "Embora tenha vindo a público pela primeira vez em 1985, foi de tal forma revisto e ampliado pelo autor, que marca presença pela atualidade e, até certo ponto, pela novidade", afirma. O editor vai além ao defender também a "imortalidade" da obra. Para ele, esta pode ser considerada um autêntico clássico na bibliografia brasileira.

O editor afirma que os leitores terão acesso a uma obra de caráter lúcido e claro, que analisa todos os gêneros opinativos do jornalismo: "por mais que a tecnologia venha a transmudar a feição dos engenhos de comunicação, a transmissão da opinião continuará fielmente enfocada neste livro em todos os ângulos possíveis", afirma Costella no prefácio à segunda edição.

Utilizando as palavras do próprio professor Marques de Melo, no capítulo Conceitos e Categorias do Jornalismo, de sua tese de livre-docência a ser relançada, o leitor pode apreciar uma demonstração da importância do relançamento desta obra. Da mesma maneira entenderá a perenidade defendida pelo professor Antonio Costella.

Ao abordar a trajetória histórica do jornalismo, professor Marques argumenta que a informação é - e sempre foi - um bem social, um indicador econômico e um instrumento político. Alega também que a sociabilidade se baseia na troca de informações. "É fato que o homem sempre teve vontade, interesse e aptidão para saber o que se passa. Informar e informar-se constituiu o requisito básico da sociabilidade". (MARQUES DE MELO, 1983, 17).

Numa época, em que guerras são articuladas, considerando, principalmente, o poder da informação, o livro Jornalismo Opinativo vem reforçar o entendimento a respeito do jornalismo brasileiro e mundial.

O editor continua a frisar a importância e pertinência da obra, dizendo que o livro coloca em relevo, na sucessão de suas edições, a evolução do pensamento do autor. "Nessa evolução, destaca-se a coerência no essencial, que perdurou com firmeza, e a flexibilidade oportuna, que garantiu a atualização dos elementos acessórios".

Costella é um dos muitos professores e pesquisadores que reconhecem a importância do relançamento desta obra e da contribuição ímpar do professor Marques de Melo ao estudo da comunicação no Brasil. Em seu último livro, Legislação da Comunicação Social (Editora Mantiqueira: 2003), Costella explicita seu reconhecimento ao incentivo recebido de Marques de Melo: "Dedico este livro a José Marques de Mello, que, convencendo-me a retomar o magistério, estimulou, indiretamente, a redação deste livro".

Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques