...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Destaques


Chaparro estréia como colunista
do jornal digital Comunique-se

Ele já vinha colaborando com artigos para o Comunique-se nas últimas semanas e agora ele é o nosso mais novo colunista. Carlos Chaparro, 69 anos, jornalista, doutor em Ciências da Comunicação e professor de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, estréia nesta sexta-feira (06/06) a coluna "Reescrita", onde ele vai fazer críticas à mídia, apresentar conceitos e idéias e abordar questões da atualidade ligadas à comunicação.

"Reescrita" é o mesmo nome do site que Chaparro coordena - um acervo de referência sobre jornalismo. "Esta não será uma coluna teórica, mas de observação da prática dos cenários da comunicação", promete. Ela será publicada todas as quintas-feiras, com exceção do texto de estréia, que estará no ar nesta sexta.

Chaparro é português e iniciou sua carreira de jornalista em Lisboa. Ele chegou ao Brasil em 1961 e foi trabalhar como repórter, editor e articulista em vários jornais e revistas de grande circulação, entre eles Jornal do Commercio (Recife), Diário de Pernambuco, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, Diário Popular e revistas Visão e Mundo Econômico. Neste meio tempo, o novo colunista do Comunique-se enfrentou sérios problemas com Ulisses Cavalcanti, secretário de segurança do Rio Grande do Norte em 1964. "Ele queria me proibir de escrever porque não era brasileiro. Acabei me naturalizando e sou muito feliz por isso".

Com trabalhos individuais, o jornalista ganhou menção honrosa no Prêmio Esso de Reportagem de 1962, conquistou o Prêmio Esso de Reportagem/Região Norte-Nordeste nos dois anos seguintes (1963 e 1964), e o Prêmio Esso de Jornalismo/Informação Econômica, 1966.

Entre 1969 e 1989, em São Paulo, ele trabalhou com comunicação empresarial e
institucional.

Em 1982, Chaparro se formou em Jornalismo pela Escola de Comunicação de
Artes, da USP. Também pela universidade ele concluiu o mestrado em 1987, o doutorado em 1993 e a livre-docência em 1997. Como professor associado, aposentou-se em 1991, continuando, porém, a lecionar e a orientar pós-graduandos. Ele se tornou professor do Curso de Jornalismo em 1984.

Chaparro é autor de três livros: "Pragmática do Jornalismo" (São Paulo, Summus, 1994), "Sotaques d'aquém e d'além-mar - Percursos e gêneros do jornalismo português e brasileiro" (Santarém, Portugal, Jortejo, 1998) e " Linguagem dos Conflitos" (Coimbra, Minerva Coimbra, 2001). O jornalista participou de dois outros livros sobre jornalismo, além de vários artigos (alguns deles sobre divulgação científica pelo jornalismo), difundidos em revistas científicas, brasileiras e internacionais.

Entre 1989 e 1991 foi presidente da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, principal sociedade científica brasileira na área da Comunicação Social.

Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques