...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Destaques


Memórias da Repressão

Até o dia 30 de abril, o espaço de exposições da biblioteca da ECA/USP promoverá a abertura da exposição do Arquivo Miroel Silveita no próximo dia 31 de março. Além da abertura da exposição, haverá o lançamento do site do projeto e palestra com os professores Maria Luiza Tucci Carneiro, da FFLCH e Boris Kossoy, do Departamento de Jornalismo e Editoração.

A palestra será realizada na sala da Congregação, no primeiro andar do prédio principal, às 17h, com entrada franca, sem necessidade de inscrição.

O Arquivo Miroel Silveira contém processo de censura de peças de teatro entre os períodos de 1938 a 1968. Com esse material, a Comissão da Biblioteca da ECA através da professora Cristina Costa do Departamento de Comunicações e Artes, vem desenvolvendo um projeto de classificação e catálogo dessas peças.

O projeto já tem dois anos, mas segundo Cristina Costa, apenas 12% do material catalogado correspondendo principalmente aos anos 40 e à ditadura de Getúlio Vargas.

Os processos de censura das peças teatrais foram preservados graças ao professor Miroel Silveira, que os trouxe do Departamento de Diversões Públicas durante o fim da censura no Brasil.

Para a professora, uma das principais importâncias do Arquivo é o resgate da histórias do teatro paulista, pois os processos contêm os textos originais que demonstram seus ideais e serviam para preservação do idioma.

Outro aspecto levantado por ela é a possibilidade de estudo da censura no Brasil. (Colaboração especial: Lia Ceron, estagiária da Assessoria de Comunicação ECA-USP Telefone: 3091-4068).

Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques